O evento de entrega operacional das chaves das casas do Residencial Fariz Gebrim, realizado nesta terça-feira (6), no Ginásio de Esportes José Antônio Basso, o “Lagoão”, foi carregado de emoção. Mães e pais, muitos deles com seus filhos no colo, choraram e até gritaram de alegria ao assinar o contrato e receber a chave da casa própria.
Camila Rapes Ribeiro, 31 anos, foi a primeira a receber a chave da sua nova casa. Ela tem um filho de seis anos e morava no Jardim Iguatemi. “Estou saindo do aluguel e, com as bênçãos de Deus, a partir de agora tenho minha casa própria”, comemorou Camila.
Adriana Barbosa de Almeida, de 40 anos, também se emocionou ao assinar o contrato e receber a chave da casa. “Eu sou divorciada, tenho dois filhos e morava com meus pais. É muita emoção poder morar na minha casa própria”, afirmou Adriana.
Nair Boaventura, de 72 anos, foi uma das primeiras a ser atendidas no Lagoão. Ela morava em casa alugada há 50 anos, na Rua Lapa. “Estou muito feliz, por que vou pagar pelo que é meu, vou ter mais segurança e sair do aluguel”, desabafou Nair. Os novos moradores do Friz Gebrim irão pagar parcelas mensais de R$80 a R$230, de acordo com a renda familiar.
As obras do Fariz Gebrim foram iniciadas em 2014 e deveriam ser entregues em 2017. Porém, houve atraso no cronograma devido a problemas financeiros da primeira empreiteira e foi necessário um novo processo para que uma nova construtora assumisse a responsabilidade. Agora, oito anos depois, as famílias contempladas começaram ainda ontem a ocupar as casas no residencial, na região sul da cidade.
Das 8 às 17 horas, as famílias selecionadas em sorteio, obedecendo critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal, compareceram ao lagoão e passaram por várias etapas, até receberem as chaves das casas. O primeiro passo foi assinar o contrato nas mesas da CEF e da Cohapar. Depois, os contemplados ainda foram atendidos pela Sanepar, Copel e secretarias municipais da educação e saúde visando providenciar o cadastramento dos novos moradores do bairro.
O ato teve a presença do secretário nacional de habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, representando o Governo Federal; presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange; prefeito Junior da Femac; superintendente regional da CEF, Élcio José Coelho de Lara; e Valdemir Martins, superintendente executivo de habitação da CEF; além de gerentes locais da Copel e Sanepar, vereadores e secretários municipais.
O prefeito Junior da Femac que, pessoalmente entregou as chaves às 520 famílias contempladas, destacou que todos fizeram a sua parte no Residencial Fariz Gebrim, enaltecendo o Governo Federal, Cohapar, Caixa econômica Federal, Sanepar, Copel, a Construtora Expansão e a Prefeitura de Apucarana. “Trabalhamos juntos em favor destas famílias que tanto almejavam a casa própria e que aqui manifestaram a sua alegria e nos emocionaram também”, disse Junior da Femac.
O presidente da Cohapar, Jorge Lange, disse que, em Apucarana, presenciou uma alegria imensa por parte das famílias que receberam as chaves de suas casas. “Tem muito orgulho da parceria que fizemos com a Prefeitura de Apucarana e com o Governo Federal neste projeto. Hoje temos mais de 35 mil casas em construção no Paraná, com a junção de esforços com os municípios e a União”, assinalou Lange.
O secretário nacional de habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, disse que o Governo Federal e o Ministério da Cidadania fazem questão de estarem presentes em todas as entregas de casas. “O atual governo recebeu 190 mil casas com obras paralisadas e a decisão foi priorizar e respeitar as famílias que esperavam por estas casas, antes de lançar novos projetos”, frisou Santos.
Ao discursar no evento, a secretária municipal de assistência social, Ana Paula Nazarko, agradeceu o esforço de todos os servidores públicos que trabalharam neste projeto. “Ficamos satisfeitos em ver a alegria das famílias contempladas com a casa própria”. Ivanildo da Silva, secretário municipal de assuntos estratégicos, pediu desculpas pela demora na conclusão do projeto. “Hoje é dia de festa, após um árduo trabalho desenvolvido por muito tempo”.
SERVIÇOS – O transporte coletivo começa a funcionar, em vários horários, nesta quarta-feira, dia 7 de setembro. A Unidade Básica de Saúde (UBS) atenderá os moradores a partir desta quinta-feira, dia 8 de setembro. Já a escola municipal e o CMEI devem iniciar suas atividades em algumas semanas, após os cadastros de matrículas ou transferências das crianças.