O Instituto Emater acaba de firmar convênio com a Prefeitura de Apucarana, no qual estão estabelecidas as atividades previstas no “plano de trabalho de 2013”. O documento foi assinado anteontem, pelo prefeito Beto Preto e o zootecnista Geraldo Sincero Sobrinho, gerente regional da Emater,
Da reunião de trabalho participaram o secretário municipal de agricultura, João Carmo da Fonseca; o gerente do escritório local da Emater, Geraldo Maronezi; e todo o corpo técnico da instituição em Apucarana.
Os dirigentes da Emater apresentaram dados estatísticos da produção agropecuária de Apucarana, bem como um relatório de todas as ações que vem sendo desenvolvidas. “A agricultura familiar é o foco do nosso trabalho, a partir de agora em ações de parceria com a recém-criada Secretaria Municipal de Agricultura”, anunciou Geraldo Sincero.
Entre as atividades que serão desenvolvidas, os técnicos do instituto citaram o apoio para tecnologia de ponta na cultura de milho, cultivo florestal, orientação para custeio agrícola (Banco do Brasil e Sicredi) e produção de café de qualidade, além de horticultura, agroindústria e turismo rural.
“Nos últimos anos, apesar de manter significativa participação no PIB de Apucarana, a agricultura esteve relegada a um segundo plano. Estamos começando, praticamente, do zero, então a parceria com a Emater é muito bem vinda”, avaliou o prefeito Beto Preto.