Agentes de trânsito da Prefeitura de Apucarana compareceram nesta quinta-feira (02/05) ao Hemonúcleo para doação de sangue. A ação faz parte da programação local do Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como mote “no trânsito, o sentido é a vida”. Uma realização encabeçada pela Superintendência de Trânsito, Transporte e Segurança do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o objetivo da programação é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
“Doar sangue, além de um ato de humanidade, tem tudo a ver com trânsito. Quando um acidente com vítimas acontece, a necessidade de sangue é sempre imediata, por isto esta ação envolvendo os nossos agentes de trânsito foi pensada para motivar toda nossa população para que venha até o Hemonúcleo e realize também este importante ato, que permite que o sangue esteja sempre disponível em estoque”, assinala Carlos Mendes, superintendente do Idepplan, que também fez sua doação. “Tudo que leva a um aprimoramento do trânsito, visando a conscientização das pessoas para uma maior educação e segurança tem apoio do prefeito Júnior da Femac”, pontua Mendes.
Foram voluntários no ato os agentes Felipe Augusto Rosa, Guilherme Clavero Miquelão, Lucas Zaqui e Bruna Camillotto. O chefe da 16ª Regional de Saúde, médico Altimar Carletto, enalteceu a ideia. “Infelizmente, nos acidentes de trânsito muitas vidas são ceifadas. O Hemonúcleo, como repositor de sangue aos hospitais, precisa sempre estar com estoque em dia, por isso ficamos muito agradecidos por esta ação que conclama Apucarana e toda a região para este ato de altruísmo, que é a doação de sangue. Também reforçamos para que haja uma maior conscientização no trânsito, pois se não tivermos vítimas a necessidade por sangue é menor”, comentou Dr. Altimar.
Atualmente, o Hemonúcleo de Apucarana capta cerca de 600 doações ao mês. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado pelo responsável legal), que estejam em boas condições de saúde e tenham no mínimo 50 quilos. O Hemonúcleo fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 501, próximo ao Samu e Complexo do Lagoão. O telefone de contato é o 3420-4200.
Maio Amarelo – A programação do Movimento Maio Amarelo tem continuidade neste sábado (04/05), das 9 às 10 horas, na área central, onde está prevista a realização de um passeio ciclístico organizado pela Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana.
No dia 11, das 9 às 11 horas, na Praça Rui Barbosa, a Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) promove um evento de conscientização com a presença de cadeirantes. No dia 18, das 9 às 10 horas, na área central, o “Maio Amarelo” prevê passeio motociclístico organizado pelo motoclube de Apucarana.
“No dia 25, das 9 às 11 horas, na Praça Rui Barbosa, iremos promover uma simulação de acidente de trânsito, onde a população poderá acompanhar toda dinâmica que envolve o trabalho de resgate às vítimas”, conta Mendes. A programação do movimento será encerrada no dia 27 de maio, das 14h30 às 16 horas, com blitz educativa na área central. “A intenção é que esse grupo de entidades se mantenha mobilizado após o Maio Amarelo para que o Conselho Municipal de Trânsito seja reativado”, finaliza Mendes. Ele explica que o mês de maio foi fixado em 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Sobre – Uma organização da Prefeitura de Apucarana, através do Idepplan, o Movimento Maio Amarelo tem apoio da Guarda Municipal de Apucarana, 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hemepar, Adefiap, Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana, Detran Paraná, Fecomércio PR, Samu, Senac e auto-escolas.