Os dias nacionais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) – 04 de outubro – e dos Agentes Comunitários de Combate a Endemias (ACE) – 05 de outubro – foram comemorados nesta sexta-feira (09/10) em Apucarana. Em evento promovido na Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Apucarana (AFAP), a superintendência da Estratégia Saúde da Família da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) ofereceu uma manhã de capacitação, seguida de confraternização entre os cerca de 200 profissionais.
“O nosso intuito foi de, em um mesmo momento, mostrar o nosso reconhecimento pelo trabalho que realizam junto à população e também oferecer uma capacitação profissional dentro da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Dr. Odarlone Orente, superintendente Municipal da ESF. A palestra sobre o tema foi proferida por Renato Munhoz, integrante da Colmeia Projetos Sociais.
Segundo destaca Orente, os agentes comunitários fazem o elo entre a população e as unidades básicas de saúde (UBS). “Costumamos dizer que eles têm “a chave de acesso” às residências das pessoas, promovendo a prevenção dentro da saúde pública. Todos os ACS e ACEs desempenham um importante papel dentro da Estratégia Saúde da Família”, relata o superintendente.
A capacitação, segundo Dr. Odarlone, também faz parte da gestão participativa defendida pelo prefeito Beto Preto. “Ele tem nos solicitando esforço constante no sentido de intensificar esta aproximação entre gestão pública e servidores municipais, consequentemente, surtindo efeitos práticos positivos com elevação da qualidade dos serviços oferecidos à comunidade”, concluiu o gestor da AMS de Apucarana.