O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMEC) promoveu na manhã desta quarta-feira (8), no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, em Apucarana, a solenidade alusiva ao “Dia da Vitória”. O evento marcou a comemoração dos 74 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em defesa dos ideais de liberdade e democracia, durante a Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia contou com a presença do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Antônio Ferreira Dantas, de 98 anos de idade, morador na cidade de Marilândia do Sul. Também participaram o prefeito Junior da Femac; o presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina; o comandante do 10º BPM, major Roberto Cardoso; o comandante do Corpo de Bombeiros, major André Lopes; o agropecuarista e detentor da “Ordem do Mérito Militar”, Oezir Marcello Kantor; além de vereadores, secretários municipais e estudantes.
Durante a solenidade foi posicionada uma corbélia de flores junto ao Monumento ao Expedicionário, em homenagem aos heróis da 2ª Guerra Mundial e realizada a leitura do texto alusivo a data. O comandante do 30º BIMEC, tenente-coronel Alexandre Colombo, destacou o feito heróico dos pracinhas. “Os integrantes da FEB devem ter o seu legado valorizado por todos os brasileiros”, afirmou.
O prefeito Junior da Femac enalteceu a presença do pracinha Antônio Ferreira Dantas que, aos 98 anos, mesmo numa cadeira de rodas e com limitações físicas, fez questão de participar do ato solene. “São brasileiros valorosos como o Sr. Dantas, que lutaram pela liberdade e a democracia que temos hoje e isso é muito significativo e deve ser lembrado sempre”, assinalou o prefeito.

Publicações Recomendadas