No Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, no último sábado, em Apucarana, imunizou 813 crianças menores de 5 anos contra paralisia infantil. A Autarquia Municipal de Saúde ofertou as doses no período da manhã na Praça Rui Barbosa, com a presença do Zé Gotinha, e ainda durante todo o dia em 27 Unidades Básicas de Saúde.
Muitos pais aproveitaram o dia de mobilização para atualizar a carteira de vacinação de seus filhos. “Fechamos o sábado com 1.643 vacinas aplicadas”, acrescenta o médico da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Odarlone Orente.
A AMS reforça que a vacina da pólio continua à disposição da população em 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda-feira a sexta-feira, de 8 horas às 16h30.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, realizada de 27 de maio a 14 de junho, visa reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. “Reforço o apelo para os pais levarem seus filhos para se proteger dessa doença”, destaca o prefeito Junior da Femac.
A poliomielite, que não tem cura, é uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisias irreversíveis em questão de horas nas pernas ou braços. A vacinação é a principal forma de prevenção.
A vacinação contra pólio tem 6.291 crianças menores de 5 anos como público-alvo em Apucarana. Foram 1.243 imunizados desde o início da campanha no dia 27 de maio, o que corresponde a 19,76% e cobertura vacinal. “É a 3ª maior cobertura vacinal entre os 20 maiores municípios do Paraná, atrás apenas de Pinhais e São José dos Pinhais”, informa o coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luciano Simplício Sobrinho.