A partir de denúncia anônima no Ministério Público, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente constatou o crime ambiental, por desmatamento, em uma área de vegetação nativa na região do Jardim Veneza. No local foi detectado o corte de uma árvore de espécie nativa, com idade aproximada de 80 anos.

A árvore de 1,30 metro de diâmetro e altura de 18 metros foi abatida sem a devida autorização dos órgãos ambientais. “Desenvolvemos uma estratégia de monitoramento visando caracterizar o flagrante do crime e identificar o responsável. Passada uma semana não obtivemos resultado, então decidimos interditar o material, o que impede a sua retirada do local”, explica o secretário do Meio Ambiente, Ewerton Pires.

Segundo Pires, ficou caracterizado que a árvore foi cortada com o propósito comercial. “A estimativa é que estão no chão entre 15 a 20 metros cúbicos de madeira. O valor de mercado de cada metro cúbico é em torno de R$ 2 mil”, informa o secretário. O relatório da Secretaria do Meio Ambiente sobre o caso agora será encaminhado para o Ministério Público, a quem cabe definir a destinação da madeira.

Publicações Recomendadas