A Prefeitura de Apucarana definiu, por meio do decreto 1.015/2024, o recesso natalino nos órgãos da administração pública municipal e autarquias. Não haverá expediente nos órgãos púbicos no período de 23 a 27 de dezembro. No entanto, serviços essenciais serão mantidos e outros setores funcionarão em sistema de plantão.
Após o recesso natalino, a Prefeitura e os demais órgãos da administração voltarão a funcionar normalmente no dia 30, das 8 às 18 horas. Já no dia 31, na véspera do Ano Novo, será decretado ponto facultativo nos órgãos da administração municipal.
O prefeito Junior da Femac afirma que o recesso foi planejado considerando o período de transição entre um e outro governo, além de garantir a continuidade dos serviços essenciais e também a importância de intensificar o controle do aedes aegytti (vetor da dengue), zika vírus e chikungunya.
De acordo com o decreto, serviços essenciais de limpeza urbana e coleta de resíduos serão mantidos, bem como atendimentos de emergência na área da saúde e segurança pública. Já na área da educação e assistência social, esses órgãos deverão organizar plantões.
Junior da Femac lembra também que já enviou para o Legislativo e os vereadores aprovaram o abono natalino para os servidores públicos, no valor de R$ 160. O abono atende tanto os servidores da Prefeitura quanto da Câmara e será depositado junto com a folha salarial de dezembro.
Saúde mantém serviços essenciais – A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) informa que irá garantir a continuidade dos serviços essenciais à população no período de recesso para comemoração de Natal. Além do SAMU para casos de urgência e emergência, entre os dias 23 e 27 de dezembro os apucaranenses que necessitarem de assistência médica devem procurar Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas.
“Outra alternativa será a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bolivar Pavão, no Jardim América, referência para atendimento em casos de dengue. A unidade ficará aberta todos os dias da semana, de 8 horas às 21 horas”, informa o superintendente de Atenção Primária da AMS, Odarlone Orente.