Crianças atendidas pela equipe de fonoaudiologia do Centro de Especialidade Médicas participaram de uma atividade especial. Vestidas com gorro característico das festas de final de ano, elas confeccionaram biscoitos natalinos. A atividade envolveu a utilização de caneta mágica e pincel na manipulação de confeites, glitter e glacê.

O prefeito Junior da Femac, que acompanhou a atividade ao lado do secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, reiterou que a fonoaudilogia é uma das atividades ofertadas pelo Centro de Especialidades Médicas. “Este é um trabalho importante, que mostra o cuidado que o Município tem com todas as crianças, permitindo que elas desenvolvam seus potenciais”, frisa Junior da Femac.

O secretário de Saúde lembra que, além da fonoaudiologia, o Centro de Especialidade Médicas oferta a cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia geral, urologia, ortopedia, geriatria, ginecologia, psicologia e pneumologia.

Amanda Gabriela da Silva, fonoaudióloga do Centro de Especialidades Médicas, afirma que são atendidos cerca 50 crianças e adolescentes com as atividades de fonoaudiologia. “Desde bebês com disfagia (dificuldade de engolir alimentos e líquidos) ou crianças com atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem.  Atendemos várias situações, abrangendo as múltiplas deficiências como síndrome de down, paralisia cerebral, mutações genéticas e autismo”, afirma a fonoaudióloga.

A atividade, que foi acompanhada pelas mães, celebrou o momento natalino e também estimulou a comunicação. “Foi um momento de interação e de estimular a comunicação e a linguagem. A manipulação de materiais, como o pincel e a caneta mágica, desenvolvem a parte motora fina que é o movimento que antecede a escrita”, completa Amanda.

Publicações Recomendadas