Enquanto aguarda liberação do Banco Central para a instalação do posto de atendimento, a Cooperativa de Crédito Rural Solidário (Cresol) manterá uma sala em Apucarana para receber clientes e interessados. O espaço de atendimento funcionará todas as segundas-feiras, no período das 9h30 às 15 horas, na Avenida Curitiba, em sala localizada em frente ao banco Santander, no bairro Barra Funda.
O anúncio foi feito por Alessandro Carvalho, gerente-geral da Cresol de Ivaiporã, e por José Paulo da Silva, presidente da Cresol de Ivaiporã. Os dois estiveram nesta semana em Apucarana e foram acompanhados na visita pelo servidor municipal, Antônio Nogueira, que está auxiliando na mobilização dos interessados, especialmente dos agricultores.
“Já realizamos dois seminários para tratar da instalação da Cresol em Apucarana, um que ocorreu no Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribase outro no Distrito de Pirapó”, lembra o presidente da Cresol em Ivaiporã. Com o trabalho de mobilização, a unidade de Apucarana já conta com 40 cooperados, mas a meta é chegar a mais de 100. “O trabalho está bem avançado visando a liberação por parte do Banco Central. Agora, com o escritório, teremos um espaço para atender os cooperados e também para esclarecer sobre as linhas de crédito”, afirma o presidente da Cresol.
Tanto a sala quanto o futuro posto de atendimento estarão vinculados à agência da Cresol em Ivaiporã. O gerente daquela unidade, Alessandro Carvalho, afirma que na sala de atendimento já serão prestados serviços como abertura de contas, acesso a financiamentos e outros produtos oferecidos pela cooperativa. “O sistema Cresol nasceu dos agricultores, mas hoje ele atende o público em geral”, observa.
A Cresol está presente em 9 estados, com cerca de 200 mil famílias cooperadas. A cooperativa surgiu há 20 anos em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, onde também está instalada a sede da Central Cresol Baser. Hoje o sistema tem uma área de abrangência com postos de atendimento no Paraná e nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.