Em tempos de democratização do acesso à tecnologia e à conexão com a internet, está cada vez mais raro precisar estar presencialmente em um ambiente específico para resolver uma demanda. Em Apucarana, a Secretaria Municipal da Fazenda tem realizado atendimento presencial de centenas de contribuintes que poderiam ter solucionado as solicitações através de poucos cliques por intermédio de acesso aos serviços online, disponíveis 24 horas no portal oficial http://www.apucarana.pr.gov.br.
Um dos serviços mais procurados pelo cidadão neste início de ano e que é de fácil consulta pela internet, por exemplo, é o extrato do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com a secretária interina da Fazenda, Sueli Pereira, uma média de 150 contribuintes tem comparecido pessoalmente para verificar se há pendências com relação ao tributo.
“Antes de iniciar o pagamento do IPTU 2025, muitos contribuintes buscam saber se não estão em dívida com exercícios anteriores. Com isso, comparecem ao prédio da prefeitura, quando poderiam ter esta informação sem a necessidade de deslocamento e gasto de tempo, bastando apenas acessar os serviços online disponíveis no site do Município”, revela Sueli. Ela acredita que muitos destes cidadãos desconhecem a possibilidade de acessarem os serviços online. “Por isso temos reforçado, em todos os nossos atendimentos presenciais, esta possibilidade”, diz.
Sueli explica que todo imóvel possui cadastro na prefeitura. “Muitas vezes o que ocorre, sobretudo relacionado aos terrenos urbanos não edificados, é que a pessoa adquire diretamente com uma loteadora e não procura atualizar o cadastro junto ao Município. Com isso, ela não é notificada dos lançamentos e acaba ficando em dívida”, comenta a secretária. Mesmo nestes casos, complementa ela, a pessoa consegue identificar pendências e emitir guias de pagamento pelo site.
Fácil acesso – No que tange a checagem de pendências com relação ao IPTU, o contribuinte deverá acessar o site http://www.apucarana.pr.gov.br. Na aba “Serviços”, clicar em IPTU. Na parte superior direita, o contribuinte deve clicar em “Cadastre-se”, para ter acesso a um usuário de “login” e uma “senha”. “A partir de então, a navegação é intuitiva, mas qualquer dificuldade o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone para que possamos orientá-lo”, conclui Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda. O telefone geral da Prefeitura de Apucarana é o 3422-4000.