A Unidade de Execução Técnico-científica (UETC) da Polícia Científica do Paraná (PCP) em Apucarana solenizou nesta quarta-feira (16/10) a construção de um tanque balístico e o recebimento de novos equipamentos por parte do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg Apucarana).

Os itens recebidos, sendo quatro aparelhos de ar-condicionado (quente/frio), scanner profissional para digitalização de arquivos e novos documentos, e dois armários para guarda de pertences pessoais dos servidores, visam contribuir para a melhoria tanto do ambiente, quanto otimização dos trabalhos executados pelo órgão. Já o tanque balístico, permite que os peritos realizem disparos em seu interior de forma segura, auxiliando na perícia de armas de fogo e munições apreendidas em locais de crime.

Segundo disse a presidente do Conseg Apucarana, Ana Maria Schmidt, a Polícia Científica desempenha um importante papel no setor de segurança pública. “Temos a certeza de que esses equipamentos irão contribuir para que os profissionais que aqui trabalham possam desempenhar com maior conforto e agilidade suas funções, resultando em bom atendimento e resultados para a comunidade”, disse Ana Maria.

A perita chefe da unidade, Francine Matias de Paula, pontuou que desde que a unidade entrou em atividade, em 2020, tem mantido parceria com o Conseg Apucarana. “Este é um segundo projeto efetivado com o conselho, que tem aplicado recursos em equipamentos e melhorias estruturais que contribuem de forma positiva no desenvolvimento de nossas atribuições e atendimento ao público. Equipamentos de total importância para o nosso dia a dia, especialmente a construção do tanque balístico que é um ganho muito grande para a unidade”, agradeceu Francine, explicando que pela falta do equipamento, a finalização de exames de balística forenses eram encaminhados para Maringá ou Londrina. “Hoje, por conta deste investimento oriundo do conselho comunitário, conseguimos finalizar tudo em nossa unidade”, revelou a perita chefe. Participaram do ato profissionais representantes da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCMA), da Autarquia de Educação (AME), conselheiros do Conseg e imprensa.

Além de Apucarana, a unidade é responsável por uma área de abrangência de 24 municípios, incluindo Arapongas e Mandaguari, totalizando uma população de 386 mil pessoas. O prefeito Júnior da Femac parabenizou a ação do Conseg Apucarana e destacou que a prefeitura também mantém estreita relação com o órgão estadual, tendo inclusive, destinado recentemente área de quase 5 mil metros, junto ao Residencial Rosa Cazarin, para edificação da sede própria da unidade no município.

“A Polícia Científica é um órgão de segurança pública de extrema importância, que além da medicina legal, desenvolve uma gama de serviços de perícia criminal e ciência forense, imprescindíveis para a sociedade. Já desenvolvemos uma parceria forte com o órgão, arcando com o aluguel da atual sede, cessão de cinco servidores públicos municipais e, mais recentemente, com o repasse de um amplo terreno, de quase cinco mil metros quadrados, para que a construção da sede própria, que irá contar com uma estrutura física de cerca de mil metros quadrados, centralizando todos os serviços prestados pela instituição em Apucarana”, afirmou o prefeito, pontuando que os novos equipamentos apresentados e o tanque balístico “garantem a manutenção da qualidade dos trabalhos realizados pela Polícia Científica do Paraná em Apucarana”.