Mais de 150 jovens participaram nesta quarta-feira (01/06) do 3º Congresso da União dos Estudantes de Apucarana (UEA), realizado no auditório do Centro da Juventude. Os debates ocorrem em torno do acesso à educação pública de qualidade, cultura e ao mundo do trabalho. O congresso, que foi realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Juventude e Centro da Juventude, colheu propostas nestas três áreas para serem implementadas pela UEA nos próximos 2 anos.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, participou da abertura das atividades, ressaltando a força do jovem e o papel exercido na sociedade, especialmente neste período em que o país atravessa uma grave crise econômica. Já representando o Legislativo, esteve presente a vereadora Aurita Bertoli.
A secretária municipal de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro, deu as boas vindas aos participantes, agradecendo a presença dos estudantes de colégios estaduais e dos dirigentes das entidades representativas do setor. Participaram do congresso Poliana Nadin, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude, Jéssica de Oliveira, diretora da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, e de Cristieli Pitarelo, diretora da UEA.
Após a abertura oficial, os estudantes assistiram a dois vídeos sobre a organização e mobilização pela merenda escolar em Maringá e em São Paulo. Depois, ocorrem debates em torno do tema “Da sociedade que temos à sociedade que queremos”, coordenado pelo professor Arildo Ferreira de Castro, presidente do núcleo de Apucarana da APP/Sindicato, pela vereadora Aurita Bertoli, por Bernardo Lucas Ribeiro, representante do Movimento LBGT, e pela diretora da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas.
Na sequência, os estudantes foram divididos em três grupos de trabalho e debateram o acesso à educação, cultura e emprego. “O Congresso teve como uns dos objetivos colher propostas a serem implementadas pela atual gestão da UEA, que iniciou neste ano e se encerra em 2018”, finaliza Poliana Nadin, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude.