A secretária Marli Fernandes recebeu, na manhã de hoje (3/6), a visita de uma comitiva proveniente da cidade de Ortigueira, na região central do Paraná. Eles vieram conhecer de perto os projetos e iniciativas desenvolvidos nos centros infantis (CMEIs) e escolas da rede municipal de educação de Apucarana.

“Nós estamos construindo uma nova unidade, na qual pretendemos implantar a Educação Integral. Viemos aqui em busca de informações e dicas que possam nos auxiliar nesse processo. Afinal, Apucarana tem larga experiência e sucesso na execução desse modelo de ensino,” disse o secretário de educação de Ortigueira, Claudemir Carneiro.

Em Apucarana, das 35 escolas que compõem a rede municipal, 31 ofertam a Educação Integral. “A implantação desse modelo de ensino deve ser feita a partir de um planejamento minucioso, pois exige investimentos na contratação de mais professores e servidores, na construção de um currículo adequado, no enriquecimento da merenda escolar e na estruturação dos prédios. É preciso tem em mente que os alunos passarão a ficar o dia todo nas escolas e precisam de espaços adequados para estudar, fazer refeições, brincar e praticar atividades físicas,” explicou a secretária de educação, Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac destacou que muitos prefeitos e técnicos de secretarias de educação, de diversos municípios do estado e do país, têm lhe procurado em busca de informações sobre a rede municipal de ensino de Apucarana. “Eles querem saber o que fizemos para conquistar o título de município brasileiro que oferece a melhor educação às suas crianças, concedido pelo Prêmio Band Cidades Excelentes, no final do ano passado. Nós ficamos felizes em receber as visitas e compartilhar nossas experiências,” afirmou.

Além do secretário de educação Claudemir Carneiro, a comitiva do município de Ortigueira era formada pela arquiteta Lívia Lie Sato Antonesco, os nutricionistas Marcos Teixeira e Roberta de Freitas, os coordenadores pedagógicos Fábio Delfino, Daniele Souza e Valdirene Mattos, e o representante da Divisão de Educação, Leandro José Oliveira.

Publicações Recomendadas