Em reunião realizada ontem (quinta-feira – 31/01), na sede da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue debateu as estratégias para evitar o surgimento de casos positivos da doença em Apucarana. Somente neste ano, 30 casos suspeitos já foram identificados na cidade. Destes, 10 resultados já retornaram como negativo do Laboratório Central do Estado (LACEN). “Apesar dos esforços concentrados dos agentes municipais, a mobilização dos moradores é a principal arma contra o mosquito”, defendeu o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac).
Ele destacou a preocupação das autoridades municipais com o registro de altos índices de infestação por lavas neste início de ano e também com a localização geográfica de Apucarana. “Ainda não temos nenhum caso confirmado em nossa cidade, mas já há em cidades próximas como Arapongas, Califórnia, além de estarmos no eixo entre Londrina e Maringá, cidades que têm históricos preocupantes quanto a epidemias. Realidade que ainda não acende o vermelho, mas o sinal amarelo para nós. A situação é muito complicada e perigosa”, ponderou Júnior.
O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Aguinaldo Aparecido Ribeiro, também reforçou a importância da participação da população. “Desde o início do ano trabalhamos no sentido de envolver toda a sociedade. Pedimos que as pessoas colaborem, abrindo o portão das residências para nossos agentes de combate a dengue, limpando quintais e terrenos, eliminando todo possível reservatório de água que possa servir de criadouro do mosquito”, comunicou Ribeiro.
Além de membros do comitê gestor, o encontro contou com a presença do secretário de Saúde, Hélio Shindy Kissina, diretor-presidente da Autarquia dos Serviços Funerários, Francisley Godoi (Poim) e do secretário de Meio Ambiente, Itamar Gomes de Oliveira.
Caixa de São Pedro recebe mutirão contra a dengue
Numa ação conjunta do Departamento de Vigilância em Saúde e da Divisão de Controle de Endemias, o distrito da Caixa de São Pedro vai receber neste sábado um mutirão de combate a dengue. Vinte agentes de endemias, em parceria com UBS Padre Dominique Camileri, daquela localidade, vão orientar a população sobre as medidas preventivas da doença. Entre as ações programadas, de orientação e conscientização, está a distribuição de panfletos.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, o distrito da Caixa de São Pedro é a região do município que registra o maior índice (8,2%) de infestação das larvas do mosquito transmissor da dengue. A ação dos agentes da saúde vai acontecer entre 9 e 12 horas e visa atingir principalmente as residências, onde estão concentrados 98,7% dos focos do Aedes aegypti.
Conforme recente boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Apucarana está entre os quatro municípios da região com risco de enfrentar uma epidemia da dengue. O índice de infestação no município é de 6.1%, enquanto o número preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.