O prefeito Beto Preto (PT), acompanhado do presidente em exercício da Câmara Federal, deputado André Vargas (PT), juntamente com membros de entidades representativas do setor boneleiro, de brindes e do polo de confecções de Apucarana cumprem agenda de compromissos nesta quarta-feira (19/06) em Brasília.
Às 8 horas, no anexo 4 da Câmara Federal, participam de um café da manhã com a Frente Parlamentar de Defesa da Indústria Têxtil e ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Na sequência, às 10 horas, serão recebidos pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e pelo chefe de gabinete do ministério, Charles Capela.
Na oportunidade, a comitiva – que também é composta pelo secretário Municipal da Indústria e Comércio, empresário Laércio Beani da Costa – vai apresentar e protocolar, junto ao Governo Federal, uma série de reivindicações que visam fortalecer e garantir maior proteção à produção nacional, tendo como base as dificuldades vivenciadas pelo setor local. “São pedidos legítimos que focam o fortalecimento da cadeia produtiva que, quanto mais forte, mais gera empregos e riquezas para a cidade”, salientou o prefeito Beto Preto.
Ele destaca que na mesa de discussões vão estar tanto representantes dos empresários (fabricantes), quanto por parte dos trabalhadores (associações). “Confiamos no trabalho deste ministério, que formula e executa políticas públicas para a promoção da competitividade, do comércio exterior, do investimento e da inovação nas empresas e do bem-estar do consumidor”, destacou o prefeito de Apucarana.
Entre os principais pedidos levados pela comitiva apucaranense vão estar a solicitação da elevação dos valores do NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL), que regem as remessas de exportação e que são consideradas muito baixas atualmente, concessão de incentivos fiscais ao setor, tendo em vista sobretudo a Copa do Mundo de Futebol em 2014, uma maior fiscalização quanto ao ingresso de produtos chineses em nosso país, entre outras reivindicações.