O resultado positivo do primeiro grupo de Combate ao Tabagismo formado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, garantiu a continuidade da iniciativa para o próximo ano. Dos 31 participantes do grupo encerrado hoje, 17 pararam de fumar.
Os integrantes do primeiro grupo de Combate ao Tabagismo do CEO, participaram durante 3 meses de reuniões conduzidas, através de orientações e palestras, pelo médico Osvaldo Zardo para ajudar as pessoas parar de fumar e, consequentemente, eliminar um dos fatores de risco do câncer bucal.
Uma das integrantes grupo de Combate ao Tabagismo do CEO, Sirlei Aparecida Ribeiro, participou da primeira reunião, no início de outubro, com a saúde debilitada por causa dos dois maços de cigarro que fumava diariamente. “Fui atendida no UPA várias vezes com muita dificuldade de respirar. Hoje sou outra pessoa, estou sem fumar há 40 dias e minha saúde está bem melhor. Todos que convivem comigo comentam o quanto eu mudei. Pessoas no meu trabalho querem participar dos próximos grupos para parar de fumar devido ao meu exemplo”, comenta Sirlei.
O médico Osvaldo Zardo manifestou a sua disposição de conduzir novos grupos no próximo ano. “Vocês vão ser o exemplo para os que virão. São exemplo de alguém que teve determinação para parar de fumar”, disse Zardo.
O coordenador do Departamento de Odontologia da AMS, Cesar Verona, informa que o período de inscrições para o novo grupo de Combate ao Tabagismo será divulgado amplamente no início do próximo ano. “A iniciativa visa ajudar as pessoas parar de fumar e, consequentemente, eliminar um dos fatores de risco do câncer bucal”, destaca Verona.
O tratamento no município é desenvolvido dentro do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, ofertado pelo Ministério da Saúde desde 2002, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O programa é embasado em 4 cartilhas que são oferecidas para que o fumante conheça a forma de se livrar do hábito de fumar com orientação, bem como no uso de medicamento para combater a ‘fissura’ (síndrome de abstinência), de adesivo de nicotina e goma de mascar de nicotina.