Com aproximação dos dias mais frios do ano, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana reitera a importância da vacinação para evitar uma gripe forte, com sintomas graves de doenças respiratórias, em especial entre as crianças e idosos. Para que a população tenha maior oportunidade de se proteger, a Prefeitura está imunizando contra a influenza também aos sábados, em locais de grande circulação de pessoas como em supermercado e no Shopping CentroNorte, além de Unidades Básicas de Saúde e Centros Municipais de Educação Infantil.

A vacinação contra a gripe aos sábados começou no dia 27 de abril e se repetiu nos dias 4 e 11 de maio. Neste sábado (18), a mobilização continua. A população pode encontrar as doses da influenza em 11 pontos da cidade em supermercado, Shopping CentroNorte, Centro Municipal de Educação Infantil, Ginásio de Esportes Lagoão, e 7 Unidades Básicas de Saúde (confira quadro abaixo os locais e horários).

A vacinação contra a gripe é ofertada para toda a população a partir de 6 meses de idade. “Apucarana já atingiu 41% do público alvo imunizado e a estratégia realizar vacinação já pelo 4ª sábado contribuiu para chegarmos a esse índice”, avalia o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Lembrando que a vacina da gripe está disponível para população em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira (8 horas às 16h30), bem como no Ginásio Lagoão (8 horas às 20h30) , o secretário Bachiega, define a imunização contra a influenza uma condição fundamental para evitar que as pessoas contraiam infecções respiratórias e principalmente que evoluam para um quadro mais grave como a pneumonia.

O médico especialista em Medicina de Família e Comunidade da AMS, Odarlone Orente, orienta a população a adotar as principais medidas preventivas para evitar doenças respiratórias. A principal delas, reforça ele, é estar com a vacinação contra a gripe em dia, mas é preciso usar agasalho, ficar bem hidratado, evitar aglomeração, e manter os ambientes arejados com espaço para fazer o ar circular.

“Nos dias de baixas temperaturas as pessoas tendem a ficar mais em ambientes fechados, na maioria das vezes aglomerados e com pouca ventilação. O que é um agravante neste período do ano. As doenças respiratórias estão mais relacionadas com a aglomeração e a circulação sazonal de vírus da influenza neste período”, alerta Odarlone.

De acordo dom Odarlone, é importante também se agasalhar adequadamente. “Nos idosos e na maioria das crianças existe uma perda maior de calor pela diminuição da gordura corporal. Isso faz com que os vasos mais expostos se contraiam para tentar manter a temperatura corporal central o que prejudica a nutrição nos tecidos”, explica.

Medidas preventivas para evitar as doenças respiratórias:

– Boa hidratação para evitar ressecamento das mucosas, bastante comum em tempo frio, que favorece infecção e alergias

– Alimentação saudável (frutas e verduras incluídas)

– Evitar aglomeração

– Manter arejado os espaços

– Manter a vacinação em dia

– Utilizar roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios

– Procurar o atendimento médico em caso de sinais persistentes de doenças respiratórias

– Uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios

Publicações Recomendadas