O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, e o prefeito de Apucarana, Beto Preto, estiveram reunidos nesta segunda-feira (24), na sede da empresa, em Curitiba. Durante o encontro, que foi acompanhado pelo diretor de Regularização Fundiária da companhia, Nelson Cordeiro Justus, as autoridades conversaram sobre as perspectivas de novos investimentos conjuntos para o setor habitacional em um trabalho integrado entre os órgãos.

Segundo o prefeito, a intenção é expandir a construção de moradias, que beneficiaram mais de 2.500 famílias apucaranenses nos últimos anos, para outras regiões do município. “Estamos pleiteando a construção de 25 imóveis no distrito de Correia de Freitas e outras 42 unidades no de Caixa São Pedro”, comenta Preto. “Pretendemos viabilizar os projetos dentro do programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com os governos estadual e federal”, conclui.

Outra demanda da administração municipal se refere à regularização fundiária em Apucarana. De acordo com o prefeito, a parceria de trabalho com a Cohapar deve beneficiar moradores que possuem imóveis em situação irregular no Jardim Novo Horizonte e também no Conjunto Habitacional João Goulart.

Lupion assegurou ao prefeito que as demandas do setor habitacional continuarão a ser tratadas com prioridade pela gestão estadual. “Iniciaremos agora os estudos para a implantação dos novos projetos através dessa parceria de sucesso que mantivemos com a Prefeitura de Apucarana nos últimos anos”, afirma o presidente da Cohapar.

Balanço
– A parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e prefeitura permitiu que 1.469 famílias da cidade e outras 19 da área rural de Apucarana recebessem novas moradias desde 2011. Outras 1.020 unidades urbanas e sete rurais estão em construção. No período, foram investidos R$ 144 milhões em recursos públicos para habitação de interesse social na localidade.