O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) promoveu nesta quarta-feira, uma reunião com enfermeiros e técnicos das equipes de apoio ao Programa de Pacientes Ostomizados. O evento foi realizado no salão da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, com a presença de representantes dos dezessete municípios que integram o consórcio.

A coordenadora do programa, a assistente social Melissa Verona de Castro, diz que o evento serviu para a troca de experiências e discussão da realidade dos pacientes, avaliando os aspectos sociais e psicológicos. “Na região do Cisvir temos cadastrados 186 pacientes, sendo 71 de Apucarana, 60 de Arapongas e o restante dos demais municípios do Vale do Ivaí”, informa Melissa.

Segundo ela, o consórcio entrega mensalmente dez unidades (bolsas de colostomia) por paciente. No evento também foram repassadas instruções aos técnicos sobre esterilização de colostomias e urostomias. “Nosso programa contribuiu significativamente para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que precisam fazer uso destes equipamentos”, assinala Melissa Verona de Castro.