O cineasta apucaranense Semi Salomão promove no mês de agosto um festival de cinema na cidade. A programação acontece no Cine Teatro Fênix a partir do dia 04 e se estende até o dia 27. Nesse período serão exibidos nove filmes dirigidos pelo profissional. A entrada é franca, e os ingressos serão distribuídos sempre a partir das 19h na bilheteria.
Semi Salomão Neto é um Cineasta, ator, diretor, escritor, dublador, desenhista, roteirista, produtor e criador brasileiro reconhecido pelos seus filmes no Brasil e no exterior.
Natural de Apucarana iniciou sua carreira artística aos 12 anos quando começou a criar animações, vinhetas e sátiras utilizando uma filmadora analógica. Seu primeiro trabalho foi a animação artesanal chamada ‘’Festival Esmair’’(1996) inspirada na caricatura de seu professor e produzida com lápis e borracha. Em 1997 Semi produz uma dublagem satírica para o evento ‘’RALLYE de regularidade’’ promovido pela 93FM e transmitido no estado do Paraná. No mesmo ano produz seu primeiro curta ‘’Minas – Fenômenos místicos’’ inspirado em relatos de discos voadores na cidade de Extrema-MG .
Em 2000 apresenta o seu primeiro Longa-metragem ‘’O Reencarnado’’ produzido com uma filmadora JVC-Compacta analógica e todo editado de forma artesanal em um videocassete. No mesmo período participa do quadro ‘’Histórias que o Povo conta’’ do SBT. Em 2001 apresenta o programa semanal ‘’Telerepórter’’ transmitido pela RTV Canal 38 onde trabalhou como apresentador, repórter e produtor de matérias, com destaque para as pegadinhas, desenhos animados e matérias internacionais feitas em países da América latina. No ano de 2003 produz para o mesmo canal o seriado humorístico ‘’Rádio juca Pingado’’ onde interpreta o personagem-título.
Em 2004 lança o seu filme de maior sucesso ‘’A bruxa do Cemitério’’ aclamado pela critica de jornais importantes como ‘’Estado de São Paulo’’, ‘’Folha de São Paulo’’, ‘’O Globo’’, ’’El Universal (México) além de participação em vários festivais do Brasil e status de filme ‘’Cult’’ pelo grande público. Em 2006 produz o Longa ‘’Histórias do Sobrenatural’’ onde apresenta três historias de terror e ficção com participações especiais de Elba Ramalho e Carlos Vereza.
No ano de 2007 aposta no gênero ‘’comédia’’ com o filme ‘’Hotel América em que faz uma sátira aos realities shows. Em 2008 produz o thriller ‘’Envolvimentos Perigosos’’ em que interpreta seu primeiro grande vilão com cenas polêmicas de assassinatos.
No ano de 2009 volta com o gênero terror com a sequência ‘’A Bruxa do Cemitério 2’’ filme que conta a origem da bruxa com elementos dramáticos ecômicos. No ano de 2010 aposta no misticismo e espiritualidade com o filme ‘’Mestre Salomão’’ com cenas filmadas na Chapada dos Veadeiros em Goiás e na Serra do Roncador em Mato Grosso , onde filmou dentro de uma autêntica tribo indígena Xavante.
Em 2011 muda-se em definitivo para o Rio de Janeiro e participa do curta ‘’Calisse’’ do cineasta Francês Fraçois Villa. Do ano de 2012 a 2013 produz o filme ‘’Eu sou Rio’’ inspirado na cultura carioca e brasileira com um feito inédito no mundo em que interpreta 51 personagens diferentes dentro de um único filme cotado inclusive para o Guiness Book.
Já em 2014 uma grande obra ‘’ O Iniciado- A Primeira Montanha’’ com temática esotérica traz ao público pela primeira vez ensinamentos de doutrinas esotéricas como Rosa-cruz , Gnosis e Maçonaria  de uma forma ecumênica e universalista com reconstituição de cenas da Idade Média.Atualmente é o diretor do filme ‘’Jesus , a esperança’’ uma produção do grupo teatral ‘’Mãe do Céu’’ em parceria com o cineasta Semi Salomão

Veja a programação completa do Festival de Cinema Semi Salomão
Data: 04 a 27 de Agosto