Com o problema da falta de vacina ainda persistindo na rede pública de saúde de Apucarana, a chefe da 16ª Regional de Saúde (16ª RS) de Apucarana, Márcia Krempel, se comprometeu ontem em fornecer a quantidade de vacinas que forem solicitadas pela Autarquia Municipal de Saúde. Ela voltou a participar da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, realizada na noite de segunda-feira (27), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana.
Márcia enfatizou que é do interesse da 16ª RS, em entendimento com Autarquia Municipal de Saúde, não deixar faltar qualquer tipo de vacina em Apucarana. “O que for pedido vamos entregar”, assegurou Márcia Krempel, diante dos membros do Conselho Municipal de Saúde.
Também presente na reunião do conselho, o vice-prefeito Junior na Femac  citou alguns exemplos de pedidos de vacinas, nos quais a quantidade fornecida pela 16ª RS foi bem menor do que o solicitado pela AMS.
O prefeito Beto Preto, que desde meados de julho vem pedindo providências, mais diretamente à 16ª RS, sobre a falta de vacinas em Apucarana, em agenda cumprida na semana passada (22) em Brasília, na sede da Frente Nacional de Prefeitos (FNP, voltou a insistir em relação aos baixos estoques de vacinas na maioria dos municípios. Em reunião com o presidente da FNP e prefeito de Campinas-SP, Jonas Donizette, Beto Preto – que ocupa o cargo de vice-presidente de saúde pública da FNP -, solicitou um novo pedido formal ao Ministro de Estado da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi.
O pedido encaminhado pelo prefeito de Apucarana foi prontamente atendido pelo presidente da FNP, Jonas Donizette, e pelo secretário executivo da entidade, Gilberto Perre. E, naquele mesmo dia, a Frente Nacional de Prefeitos, que já havia enviado idêntico pedido ao Presidente da República, Michel Temer, no final de julho, reforçou a reivindicação, agora diretamente ao Ministro da Saúde Gilberto Occhi.
AMS aponta vacinas em falta
O superintendente da Atenção Básica da AMS e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro, explica que há cerca de 3 meses começaram a faltar em Apucarana às vacinas contra varicela (catapora), contra poliomielite (gotas), e a tetra viral que imuniza contra caxumba, sarampo, varicela e rubéola. Além disso, outras registram estoque baixo, como vacinas antirrábica humana, bem como vacina BCG, contra tuberculose, e os soros antirrábico humano e antiveneno. “Recebemos novas remessas dessas vacinas, mas ainda não foi possível regularizar o estoque”, observa Marcelo Viana.
 

Publicações Recomendadas