Na noite de ontem (31/10), o Cine Teatro Fênix foi palco da cerimônia de premiação dos estudantes que se destacaram em projetos educacionais promovidos pela Autarquia Municipal de Educação de Apucarana. O evento contou com a presença de autoridades locais e foi marcado pela celebração dos talentos e aprendizados dos alunos nas iniciativas MPT na Escola, Educação e Cidadania para o Trânsito, Conhecendo a História do Café e Semeando Economia.

O prefeito Junior da Femac abriu a cerimônia ressaltando a prioridade que a educação tem em sua gestão. “Uma das coisas que eu aprendi ao longo da vida é que nós sempre temos tempo e dinheiro para aquilo que é nossa prioridade. Nos últimos seis anos, eu busquei investir ao máximo na educação municipal e os resultados já estão aparecendo. Apucarana tem hoje o melhor ensino de português e de matemática da região sul e o segundo melhor de todo o Brasil. As redações que estamos premiando hoje demonstram a riqueza de vocabulário e habilidade deles ao lidarem com a língua,” declarou.

A secretária de Educação, Marli Fernandes, complementou a fala do prefeito enfatizando a importância de projetos lúdicos para o aprendizado. “Em Apucarana, nós desenvolvemos os conteúdos curriculares, externos aos componentes obrigatórios, na forma de projetos lúdicos, para que os estudantes criem consciência sobre temas relevantes ao mesmo tempo em que se divertem. Eu agradeço ao Ministério Público do Trabalho, ao IDEPPLAN, à Guarda Civil Municipal, à Promatur e à Rede de Escolas Associadas à UNESCO pela parceria que mantêm com a Autarquia de Educação em prol das crianças. Muito obrigada também às famílias que incentivam o trabalho dos professores e estão sempre ao nosso lado na realização dos projetos e premiações,” afirmou.

Os projetos premiados abordaram temas de grande relevância para a formação das crianças. O MPT na Escola, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, estimulou alunos do 4º e 5º Ano a escreverem poemas sobre o enfrentamento do trabalho infantil. O projeto Educação e Cidadania para o Trânsito, em colaboração com o IDEPPLAN e a Guarda Civil Municipal, desafiou os alunos do 4º Ano a produzirem redações sobre segurança no trânsito.

Além disso, o concurso Conhecendo a História do Café, promovido com a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), incentivou os estudantes a explorarem a importância da cafeicultura na história de Apucarana, enquanto o projeto Semeando Economia promoveu a conscientização ambiental por meio da redução do consumo de água e energia nas residências.

Durante a cerimônia, a vereadora Jossuela Pirelli parabenizou a equipe da Autarquia Municipal de Educação pelo trabalho realizado. “Os temas abordados nesses quatro projetos são fundamentais para a formação das nossas crianças. Apucarana está se preparando para o futuro!” disse.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Donizete de Andrade, também destacou a importância da educação no trânsito. “As crianças que estão aprendendo Educação para o Trânsito cobram seus familiares para usarem o cinto de segurança, respeitarem o semáforo e darem passagem aos pedestres nas faixas. Neste sentido, elas estão contribuindo para a conscientização dos seus pais,” comentou.

Carlos Mendes, autoridade de trânsito no município, lembrou que a consciência sobre direitos e deveres é essencial para a vida em sociedade. “No futuro, nós esperamos ter um trânsito melhor, não devido à instalação de radares, faixas elevadas e semáforos, mas sim porque estamos formando cidadãos mais conscientes e responsáveis,” afirmou.

Por fim, Mário Felippe, representando a Promatur, frisou a importância da cerimônia de premiação. “O objetivo é reconhecer que as crianças esforçaram-se para fazer o seu melhor. Eu tenho certeza de que elas vão levar para toda a vida os conhecimentos que aprenderam por meio desses projetos,” concluiu.

Publicações Recomendadas