A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) vem realizando uma série de melhorias no prédio do Centro Infantil Sonho de Criança, unidade pública de atenção pediátrica localizada na Rua Miguel Simeão, ao lado da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Além de maior conforto aos pacientes e acompanhantes, as adequações visam preparar o local para a ampliação do horário de atendimento, que hoje é das 6h30 às 17 horas, para até as 22h30. “Estamos executando melhorias na estrutura visando dar todas as condições de trabalho para que os profissionais possam dar vazão a esta nova demanda”, confirma o prefeito Júnior da Femac.
Com a expansão do expediente, a AMS espera desafogar a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), com direcionamento de todos os casos pediátricos – entre as 6h30 e 22h30 – para o centro infantil. “Dos 450 atendimentos diários feitos pela UPA, pelo menos 30% são de crianças”, informa o prefeito, frisando que a Gestão Beto Preto tem buscado sempre o melhor atendimento à população. “A UPA, que prioriza casos de urgência e emergência, infelizmente foi construída em um local inapropriado para uma unidade pré-hospitalar. Além do zoneamento não ser o ideal e da capacidade máxima estrutural de atendimento de 250 pessoas ao dia, está em um terreno que inviabiliza sua ampliação, por isso temos buscado promover saídas para melhor atender a população”, disse Júnior da Femac.
O centro infantil atende diariamente entre 100 e 120 crianças e, com a demanda encaminhada pela UPA, passaria a atender a pelo menos 300 crianças. “Por determinação do prefeito também já estamos planejamento o aumento da equipe para atender a demanda que será atraída pela expansão do horário de funcionamento”, relata Emídio Bachiega, vice-presidente da AMS. Atualmente, a unidade conta com cinco pediatras, que se revezam em turnos, dois profissionais técnicos em enfermagem, um de enfermagem, além de servidores administrativos e serviços gerais.
Além da ampliação do horário de atendimento, cuja data de início ainda será oficializada, a administração municipal licita obras de reforma e ampliação do imóvel. “O certame foi autorizado pelo então prefeito Beto Preto, nosso atual secretário de Estado da Saúde, e prevê investimento de mais de R$400 mil”, informa Roberto Kaneta, secretário Municipal de Saúde. Pelo projeto, o prédio de 301,11 m² será todo reformado e ampliado em 180,15 m².