A Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana confirmou que, nesta semana, a recuperação asfáltica atendeu às ruas Coronel Luiz José dos Santos, na área central, Geremias Lunardelli e Tamandaré, na Barra Funda. Os trabalhos, na modalidade de reperfilamento asfáltico, foram contratados pela prefeitura via licitação e são executados pela empreiteira Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda. A ação, segundo enfatiza o prefeito Beto Preto (PSD), está dentro de um contrato que teve início em janeiro e prevê a recuperação de 244 mil metros quadrados de pavimento. “Avançamos bastante com este pacote de obras, devolvendo a trafegabilidade a dezenas de ruas do bairro ao centro e nos distritos de Apucarana”, salienta Beto Preto.
A técnica de reperfilamento compreende a limpeza e lavagem da rua, aplicação de emulsão asfáltica, pintura de ligação e aplicação de uma camada de 2,5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Com a recuperação destas vias, a Secretaria de Obras informa que 92,44% do contrato já foi executado – 225.555,16 mil metros quadrados. “Os serviços desta quarta e quinta-feira representaram a recuperação de 8.091 metros quadrados e um investimento na ordem de R$131.883,30”, relata Herilvelto Moreno, secretário Municipal de Obras. Segundo ele, o investimento global do contrato é na ordem de R$3.977.200,00.
Na rua Coronel Luiz José dos Santos foi reperfilado 1.566 metros quadrados de pavimento asfáltico, atendendo ao trecho entre a rua Clotário Portugal e Praça Rui Barbosa; na rua Geremias Lunardelli executado 3.915 metros quadrados de reperfilamento, entre as ruas Munhoz da Rocha e Irati; e na rua Tamadaré a recuperação atendeu 2.610 metros quadrados, entre as ruas Antônio José de Oliveira e Geremias Lunardelli.
A execução dos 18.444,84 metros quadrados que restam para a conclusão do contrato deve acontecer até o final de janeiro. No cronograma estão as ruas Alexandre Berberi (da Osório Ribas de Paula até Diva Nadir); Demétrio Santos Moreira (da Avenida Curitiba até rua Ponta Grossa); Byngton (da São Salvador até Aviação); Travessa Sarandi (da Pirapó até o Complexo Esportivo José Antônio Basso); Prudente de Moraes (da Campos Salles até Hermes da Fonseca); e Silva Jardim (da Minas Gerais até o seminário).