Nos últimos anos, mais de mil mulheres participaram dos cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados no Centro de Oficinas da Mulher. Além da inserção no mercado de trabalho e de geração de renda, o serviço busca também fazer a socialização das mulheres e o resgate da auto-estima.

O prefeito Junior da Femac afirma que o serviço complementa o atendimento prestado pela Secretaria da Mulher. “Os cursos são ofertados visando o atendimento integral e muitas mulheres vítimas de violência atendidas pela Secretaria da Mulher são encaminhadas para o Centro de Oficinas, visando promover a autonomia financeira e o empoderamento feminino”, pontua Junior da Femac.

O prefeito assinala que o espaço alia a qualificação profissional e a socialização. “São cursos que atendem um público diferenciado e todo o trabalho tem também um cunho psicossocial, pois atende desde mulheres vítimas de violência a autistas e imigrantes. Temos venezuelanas, haitianas  e cubanas que têm neste espaço um local de pertencimento, além de uma oportunidade de integração e de socialização”, exemplifica Junior da Femac.

De acordo com Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família, cerca de 30 cursos já foram ofertados no espaço. “Abrangendo pintura na construção civil,  defesa pessoal para mulheres, preparo de doces, tortas, bolachas, salgados, hambúrguer gourmet, costura artística, criativa, infantil e de modelagem, além de diversos cursos na área da beleza como de maquiagem, depilação, manicure, design de sobrancelhas, penteados de tranças afro, entre outros”, cita Denise.

Na manhã desta quarta-feira (16/10), dois cursos estavam acontecendo no espaço: o de costura artística e o de corte de cabelo feminino. De acordo com Noêmia Aparecida de Souza, instrutora de costura, neste curso as alunas aprendem artesanato em tecido. “Ensinamos a fazer mala de viagem, mochila escolar, jogo americano e nécessaire”, cita.

Já o curso de corte de cabelo feminino e escova é realizado em parceria com o Senac. “É um curso para iniciantes e também para quem quer se reciclar. Além disso, abrimos para a comunidade, para as pessoas interessadas em participar de um momento de embelezamento”, afirma Regiane Chiapina, instrutora do curso.

A secretária Denise afirma ainda que o Centro de Oficinas está com inscrições abertas para novas turmas, como nos cursos de modelagem em henna para sobrancelhas, SPA e plástica dos pés, aperfeiçoamento para cabeleireira, preparo de bolos e tortas e também o de confecção de pizzas. As inscrições devem ser feitas no Centro de Oficinas da Mulher, localizado na Rua Castro Alves, 330, no Jardim América. Mais informações pelo whatsapp: 43 99967-0228.