Em 90 dias de operação, a Central de Cadastro Único da Prefeitura de Apucarana efetivou o atendimento de mais de 1,3 mil famílias. Além de inclusão de novos beneficiários em programas sociais, grande parte da demanda atendida pela unidade envolveu atualização de dados cadastrais, resolvendo de maneira ágil serviços que até então era feitos apenas sob agendamento através dos Centros da Referência da Assistência Social (CRAS). “Além de ser um local estratégico para inscrição ou atualização do CadÚnico, a central está habilitada a realizar, sem necessidade de agendamento nos CRAS, a resolução de pendências para beneficiários do Programa Bolsa Família”, acentua Juliano Dalla Costa, secretário Municipal da Assistência Social.

Ele relata que acontecia muito da pessoa ir ao centro sacar o benefício na agência lotérica ou bancária e descobrir que, por alguma inconsistência, teve o recebimento suspenso pelo Governo Federal. “Até então, antes da existência desta central, a pessoa necessitava voltar ao CRAS de referência e agendar atendimento, demandando tempo até solucionar a pendência. Com a Central do Cadastro Único, esse beneficiário agora dá solução praticamente imediata ao procurar o atendimento”, ilustra Dalla Costa.

Atualmente, 22.677 famílias apucaranenses estão no Cadastro Único, totalizando 52.325 pessoas inscritas na base municipal. O prefeito Júnior da Femac frisa que o CadÚnico é ponto de partida para a família pleitear acesso a programas sociais como a cesta básica, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre da Gestante, Programa Leite das Crianças, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Água Solidária, Programa Comida Boa, Programa Municipal de Castração Gratuita de animais domésticos (cães e gatos), auxílio gás, entre outros. “Diante do número de atendidos no decorrer destes três primeiros meses, comprova-se que a unidade efetivamente tem cumprido com seu objetivo, facilitando o acesso dos cidadãos a programas e políticas da assistência social, em especial das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, reforça o prefeito Júnior da Femac. De acordo com ele, o local tem também contribuído para desafogar o atendimento nos CRAS.

Estruturada em imóvel próximo ao Terminal Rodoviário Urbano de Passageiros (Rua Osório Ribas de Paula, nº 697), a central do CadÚnico de Apucarana atende livre demanda (sem necessidade de agendamento) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. “Contamos com uma equipe composta por cinco servidores municipais, sendo três técnicos, um coordenador e um serviços gerais”, informa Juliano Dalla Costa, secretário da Assistência Social. Ele esclarece que embora criado pelo Governo Federal, o CadÚnico é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras através dos CRAS e outras bases de atendimento oficiais.

Benefícios concedidos com base no CadÚnico

➔ Programa Bolsa Família
➔ Passe Livre da Gestante
➔ Programa Leite das Crianças