Com a entrega da premiação para o campeão geral e equipe mais disciplinada, foi encerrada nesta quinta-feira (17/11), no ginásio de esportes do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), os 29 º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s) – fase final B. Na somatória das nove modalidades em disputa, a cidade vencedora foi Cascavel, enquanto o segundo lugar ficou com Ponta Grossa e o terceiro com São José dos Pinhais

Na cerimônia de encerramento, os troféus e medalhas foram entregues pelo vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que no ato representou o prefeito de Apucarana, Beto Preto, pela secretária municipal de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro, e por Roberto Carvalho, chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo.

De acordo com julgamento feito pelo Tribunal de Justiça Desportiva dos jogos, o troféu “fair play” também foi conquistado por Cascavel. A segunda delegação mais disciplinada da competição foi de Pato Branco e a terceira, de Ivaiporã.

Os jogos iniciaram na última sexta-feira e reuniram aproximadamente 2 mil atletas de 84 municípios. O evento é uma promoção do Governo do Estado do Paraná, através Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, em parceria com a prefeitura do município através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Centro da Juventude de Apucarana. Foram disputadas as modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, handebol de praia, skate, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Apenas o futebol e o skate ocorreram só no masculino, enquanto nas demais modalidades as disputas foram nos dois naipes.

Junior da Femac ressaltou que somente neste ano Apucarana sediou quatro competições esportivas estaduais que reuniram cerca de 15 mil atletas. “Esses jogos colocam o nome de Apucarana em evidência, além de ajudar o comércio local a ter uma atividade extra. Eu tenho certeza que todos levam uma impressão muito boa de Apucarana, que vai se firmando como a capital do esporte no Paraná”, destaca Junior da Femac.

Nilton Moreira (TIM), técnico da equipe masculina de basquetebol de Cambé e que sagrou-se campeã nesta modalidade, enalteceu a estrutura de Apucarana e o nível técnico da competição. “Foi muito bom, tanto das equipes quanto da arbitragem. Vieram várias equipes que podiam vencer. Na decisão, buscamos anular as peças importantes do adversário (Pinhão), postamos a defesa de uma forma diferente, um pouco mais recuada. Apucarana está de parabéns pela comida, refeitório, alojamento, pela estrutura, pelo Lagoão reformado”, cita Moreira.

De acordo com Jossuela Pinheiro, secretária municipal de Esportes, Apucarana está criando um ambiente favorável para colher melhores resultados futuramente. “Nestes últimos quatro anos foi feito um trabalho de base. Agora, precisamos motivá-los e estruturar para que tenhamos no futuro boas equipes e grandes atletas. Temos hoje uma casa que recebe as competições, servindo de incentivo para os nossos atletas”, avalia Jossuela, acrescentando que em 2017 haverá novamente várias competições e a expectativa fica por conta da divisão A dos Jojup’s, cujas disputas finais poderão acontecer em Apucarana.