As consultas médicas ginecológicas que eram realizadas no centro de especialidade da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) foram transferidas para a Casa de Gestante. A mudança visa dar mais conforto e comodidade para as mulheres apucaranenses que buscam esse atendimento da rede municipal de saúde. “O fator segurança também contribuiu para essa mudança pelo fato do prédio da autarquia abrigar o Pronto Atendimento do Coronavírus, no primeiro andar”, observa o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Com uma média de 900 mulheres atendidas mensalmente, a Casa da Gestante, localizada na Rua Osvando Cruz, na área central, vem passando por melhorias para garantir mais conforto e comodidade para as futuras mamães e agora para as apucaranenses que necessitam atendimento médico ginecológico.
“As melhorias estão acontecendo, mas já foi instalado ar condicionado, trocas de cortinas e mobiliários, pintura interna e externa e compra de enxovais, como lençóis para mas camas, camisolas para as consultas do pré-natal e dos atendimentos ginecológicos”, coordenadora da Casa da Gestante, a enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves (Cidinha).
Há 3 meses a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, um aparelho de ultrassom de última geração para Casa da Gestante de Apucarana. O equipamento além fazer os exames obstétricos também realiza os exames morfológicos do 1º, 2º e 3º trimestre da gestação e ainda o Doppler que avalia o fluxo de sangue da placenta para o bebê.