Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Como solicitar ou participar?
Descrição
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) atende grande parte das urgências e emergências. Prestam atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento. Mantém pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
O atendimento na UPA é realizado segundo o Protocolo de Manchester de prioridade, que se divide em:
- Emergencial (cor vermelha): Os casos de emergência são aqueles em que os indivíduos estão com risco de morte ou em condições de extrema gravidade. Ou seja, aqueles com pulseira de cor vermelha são aqueles que precisam ser atendidos imediatamente
- Muito urgente (cor laranja): A cor laranja também identifica os pacientes urgentes, mas em um nível um pouco menos elevado do que o anterior. Em média, o tempo aceitável de espera nesses casos é de até 10 minutos
- Urgente (cor amarela): Nos casos urgentes, podemos considerar que existem riscos para o paciente, mas eles não são imediatos. Assim, o tempo de espera pode chegar a até 1 hora
- Pouco urgente (cor verde): Os casos menos graves são identificados com pulseiras verdes e têm um tempo aceitável de espera de até 2 horas
- Não urgente (cor azul): Para finalizar, os quadros mais simples são identificados pela cor azul e aceitam até 4 horas de espera para os pacientes
Público-alvo
Documentação necessária
Exigências
Agendamento
Prazo
Taxas
Prestação do serviço
- Órgão Responsável:
- Telefone:
- Endereço:
- Horário de Atendimento:
- E-mail: