A Prefeitura de Apucarana anunciou nesta quinta-feira (23/01) que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão entregues aos contribuintes a partir da próxima semana através das agências de Correios. O vencimento do tributo é para o dia 10 de março. Contudo, caso o cidadão queira adiantar o pagamento pode recorrer ao site da prefeitura (http://www.apucarana.pr.gov.br) e imprimir a guia de quitação.
Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, neste exercício fiscal foram emitidos 59.484 carnês totalizando lançamento líquido na ordem de R$43.287.562,63. Para quem optar pelo pagamento total à vista terá direito a um desconto na ordem de 5%. Já o parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes, desde que a parcela mínima seja de R$51,60, equivalente a 50% da UFM (Unidade Fiscal Municipal). “Estamos enviando os carnês de forma antecipada para que a pessoa possa consultar o valor e se organizar em relação aos pagamentos, que pode ser à vista com desconto de 5%, ou parcelado, até o dia 10 de março”, reforçou o prefeito.
Ele falou sobre a importância das receitas do tributo para o município. “A população compreende a importância do pagamento do IPTU e sabe que esse dinheiro retorna em obras, políticas públicas e investimentos diversos na Educação, Saúde, Segurança, entre outros setores”, disse Rodolfo Mota.
A secretária interina da Fazenda, Sueli Pereira, relata que para este ano o imposto não sofreu reajuste. “Como bem pontuou o prefeito, está tudo pronto para o início da distribuição dos carnês do IPTU 2025 a partir da próxima semana através do correio. Para este exercício fiscal não houve reajuste real no lançamento, apenas atualização pelo índice da inflação acumulada no período”, confirmou a secretária.
Ela afirma que todos os contribuintes com endereço atualizado no sistema da prefeitura irão receber o carnê pelo correio. “Mas a pessoa não precisa esperar o carnê chegar, pois a partir de hoje o boleto para quitação já está disponível pela internet”, orientou Sueli.