A Autarquia Municipal de Saúde está preparando a estrutura e equipes para a Campanha de Multivacinação 2023, que terá início no dia 16 de outubro e se estenderá até o dia 28 de outubro. A campanha tem por objetivo atualizar o esquema vacinal de crianças menores de 15 anos, visando eliminar ou reduzir significativamente a transmissão de doenças imunopreveníveis e combater a mortalidade causada por essas enfermidades.
O prefeito Junior da Femac convoca os pais para aderirem à campanha, ressaltando que as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A vacinação é uma medida crucial para a proteção da saúde da comunidade e a redução do risco de doenças que podem ser prevenidas pela imunização. O envolvimento ativo de todos é fundamental para garantir a cobertura vacinal necessária e criar um ambiente mais saudável e seguro para todos os cidadãos”, pontua Junior da Femac.
O secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, reitera que os pais devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que o o horário de funcionamento é das 8 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira. “No entanto, UBSs estrategicamente selecionadas, como Takaiti Myiad, Antônio Sachelli, Raul Castilho e Maria do Café estenderão o atendimento até as 20h30, proporcionando maior flexibilidade aos cidadãos que têm compromissos durante o dia”, observa Bachiega.
Dia D da campanha – A Campanha de Multivacinação acontecerá em todo o Brasil e no Paraná o Dia D vai ocorrer no dia 21 de outubro. “Será num sábado e neste dia todas as salas de vacinas permanecerão abertas das 08h30 às 16h30. É uma janela de oportunidade mais ampla para que as famílias aproveitem o sábado e atualizem o esquema vacinal de seus filhos”, reforça Bachiega.
O coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luciano Simplício Sobrinho, destaca ainda que durante todo o período da campanha as vacinas incluídas no calendário vacinal estarão disponíveis em todas as salas de vacinas, todos os dias, facilitando a atualização da caderneta. “Adicionalmente, vacinas essenciais como a da febre amarela, tríplice viral e a vacina contra a covid-19 também estarão acessíveis. A vacina BCG, entretanto, estará disponível exclusivamente nas UBSs Romeu Milani e Maria do Café”, completa Luciano.