Segurança, conforto, pontualidade e regularidade são as marcas do novo transporte escolar público de Apucarana. Cerca de seis mil crianças e adolescentes das redes municipal e estadual dependem desse serviço para estudar. E, para atender à demanda, são necessários pouco mais de 70 veículos.
A frota própria da Autarquia Municipal de Educação é composta por seis ônibus, quinze micro-ônibus, treze vans e duas peruas Kombi. A maior parte dos veículos foi adquirida entre 2013 e 2017 (veja box). Já a frota terceirizada é de trinta e oito coletivos.
“Desde o início de nossa gestão tínhamos a preocupação de adquirir mais veículos e, desse modo, depender menos da terceirização. Começamos com 24 linhas operando com frota própria. Hoje, depois de investir quase R$ 4 milhões, temos 11 linhas a mais operando com carros e ônibus próprios. Eram 24, hoje são 35 linhas próprias em operação”, afirma o prefeito Beto Preto.
Todos os veículos passam por vistorias periódicas junto a órgãos como a Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), 10º Batalhão de Polícia Militar e Guarda Municipal.
A Autarquia Municipal de Educação dispõe ainda de um caminhão, seis picapes e oito carros baixos, usados pelas equipes de Engenharia, Manutenção Escolar, Merenda e Pedagógica.
“Com a implantação do currículo único na rede municipal, o transporte escolar passa a ser menos requisitado. O aluno estuda na unidade de ensino mais próxima da residência dele. Os pais não pensam mais em buscar vaga em outra escola, porque todas têm um conteúdo programático comum. Por exemplo, antes havia muita procura pelas instituições que ofereciam a disciplina de Inglês. Agora, todas as nossas escolas oferecem a língua estrangeira”, diz a secretária de Educação de Apucarana, Marli Fernandes.
Uma das principais mudanças consolidadas a partir de 2013 foi a renovação da frota municipal de transporte escolar, fruto de um investimento de quase R$ 4 milhões pela Prefeitura.
Motoristas confirmam melhoria no serviço
Para o motorista Hilton Luis da Cunha, há 14 anos na Rede Pública, a evolução registrada a partir de 2013 foi significativa. “Tínhamos carros velhos e ônibus sucateados. Havia completa ausência de apoio por parte da Prefeitura. Agora as coisas mudaram da água para o vinho. Dispomos de veículos novos e seguros, de maior acompanhamento e, principalmente, de uma boa estrutura da Autarquia da Educação”, opina Cunha.
O motorista também lembra das dificuldades que enfrentavam. “Uma vez, o pagamento atrasou quatro meses. Com as mudanças e com uma nova equipe, temos hoje um ambiente muito mais tranqüilo e com o pagamento em dia. Todos trabalham satisfeitos, com transporte de qualidade”, relata.
Cícero Vergenes que está há mais de 20 anos trabalhando como condutor no transporte público, avalia que uma das grandes conquistas do município foi a Autarquia da Educação. “Houve momentos problemáticos, a começar pelo fato de que antigamente não tínhamos uma Autarquia. Somente a partir da criação dela é que alcançamos estabilidade. Hoje, os pagamentos são feitos em dia e temos mais segurança.”
“O início foi péssimo, desde o pagamento dos motoristas até a própria qualidade do serviço prestado, devido à situação das estradas. Tudo mudou. Agora temos vistorias mais cautelosas, seguro dos veículos, enfim, hoje a prefeitura faz praticamente tudo”, opina o também motorista José Carlos de Arruda.
Quem tem direito ao transporte escolar gratuito?
– estudantes das redes municipal e estadual que residem na zona rural;
– quem mora a mais de dois quilômetros de uma unidade de ensino;
– por falta de vaga na escola mais próxima;
– alunos que transpõem barreiras de risco no trajeto (como rodovias, ferrovias e pontilhões);
– portadores de necessidades especiais que frequentam salas de recursos.
Linhas do Transporte Escolar
2009 a 2013: 47 linhas contratadas, 24 linhas de frota própria = 71 linhas em operação
2014 a julho de 2017: 36 linhas contratadas, 35 linhas de frota própria = 71 linhas em operação
Investimento em frota própria |
2013: R$ 2.452.850,00 (16 veículos) |
2014: R$ 150.000,00 (1 veículo) |
2016: R$ 1.349.000,00 (8 veículos) |
Total gasto em veículos de transporte escolar: R$ 3.951.850,00 (três milhões, novecentos e cinquenta e um mil, oitocentos e cinquenta reais) |
Seguro dos veículos de transporte escolar: R$ 42.412,56 (quarenta e dois mil, quatrocentos e doze reais e cinquenta e seis centavos) *Seguros começaram a ser contratados a partir de 2015 |
Investimento em capacitação dos motoristas: R$ 6.395,40 (seis mil trezentos e noventa e cinco reais e quarenta centavos) |
Total de recursos investidos no Transporte Escolar entre 2013 e 2017:
R$ 15.973.656,88 (quinze milhões, novecentos e setenta e três mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e oitenta e oito centavos)
OBS: Valor inclui compra de veículos, custeio de terceirizados, combustíveis, manutenção periódica dos veículos da frota municipal, contratação de seguro e capacitação de motoristas.