A Câmara Municipal de Vereadores devolveu hoje (27) à prefeitura de Apucarana R$ 1.250.000,00. Trata-se da primeira devolução do ano dos recursos/sobras, em dinheiro para o Executivo Municipal. O ato aconteceu nas dependências da própria Casa de Leis com a presença dos 11 vereadores do município.
O valor é referente às sobras registradas no decorrer dos seis primeiros meses de 2019, relativo à economia de recursos do duodécimo, que é repassado mensalmente pelo próprio Executivo para que a Câmara mantenha suas atividades. Nos anos anteriores o retorno dos recursos era feito uma única vez no ano, geralmente no final do mês de dezembro.
“Foi possível fazer o repasse em junho graças à aprovação, por unanimidade dos vereadores, do projeto autorizando a Câmara Municipal devolver à prefeitura seu saldo de caixa, durante ou no final do exercício financeiro. Até 2018, o Legislativo só podia efetuar o retorno desse recurso no final do ano”, explicou o presidente Molina.
“A Prefeitura de Apucarana passou a contar em 2019, com um reforço em seu caixa antes do final do ano. “Temos ainda, segundo a Lei, uma periodicidade mínima quadrimestral para efetuar a devolução do saldo, durante o exercício financeiro”, completou Molina, enaltecendo a participação de cada servidor da câmara no esforço de economia do dinheiro.
A solenidade de repasse do dinheiro contou com a presença do prefeito Junior da Femac que recebeu o cheque das mãos do presidente do Legislativo, Luciano Molina. “A câmara municipal não tem a obrigação de desenvolver nenhum dinheiro para a prefeitura. Os vereadores fazem isso porque chegaram a um grau democrático e de maturidade, destinando esse dinheiro a favor da coletividade”, afirmou Junior da Femac.
O prefeito anunciou no próprio plenário da câmara que irá acatar a sugestão do legislativo de utilizar o montante do repasse para execução do projeto do “Espaço das Feiras”, que será construído ao lado do Cemitério da Saudade. A obra tem um custo previsto em torno de 1.350.000,00 e os R$ 100 mil restantes poderão complementados num próximo repasse de sobras da câmara, previsto para acontecer até o final do ano. “Vou acatar a sugestão dos vereadores, empregando esse dinheiro numa obra que vai criar um espaço de geração de renda e emprego”, enfatizou Junior da Femac.
Cada centavo desse repasse, complementou o prefeito, será empregado com a austeridade e transparência que vêm sendo a marca da gestão Beto Preto. “Apucarana enfrenta a crise financeira nacional de cabeça erguida porque temos uma construção civil forte, um comércio forte, um agronegócio forte e uma administração que cuida do dinheiro público. Esse recurso é uma grande ajuda especialmente se consideramos que só neste ano já pagamos R$ 9 milhões de dívidas que não foram feitas na gestão Beto Preto”, mencionou Junior da Femac.