Garrafas de vodka, vinho e whisky, além de long necks, garrafas pet, latas, pratos e tapetes foram alguns dos objetos encontrados nas águas do Lago Jaboti. Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros recolheu esse material nesta sexta-feira (16/12), atendendo solicitação da Prefeitura de Apucarana.
O Lago Jaboti é um dos espaços públicos mais frequentados de Apucarana, por famílias e também por jovens que costumam se reunir no entorno do parque. “Mas infelizmente muitas pessoas acabam jogando lixo às margens e até dentro do lago, entre os quais garrafas de vidro que podem quebrar e gerar riscos”, alerta Garcia Baganha, coordenador municipal de limpeza pública.
Conforme Baganha, a limpeza nas águas foi feita somente nas margens, até um metro de profundidade, onde os objetos podem ser vistos. “Pedimos o auxílio do Corpo de Bombeiros, pois eles estão preparados e têm a prática de entrar na água, garantindo que o trabalho seja executado com toda a segurança”, argumenta.
De acordo com ele, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está intensificando a limpeza destes espaços neste final de ano, período em que os parques e praças recebem um grande número de visitantes. “Estamos recolhendo o lixo semanalmente no Jaboti e está sendo programada a roçagem, poda de árvores e recolhimento de galhos”, acrescenta Baganha.
O prefeito Beto Preto salienta que a administração dispensa recursos públicos para deixar o local ainda mais receptivo para a população e turistas, mas infelizmente alguns frequentadores não valorizam todo este esforço e insistem em deixar ou arremessar no ambiente toda esta sujeira. “Em um momento em que realizamos mais um arrastão de limpeza, aproveito para pedir a essas pessoas uma maior conscientização ambiental”, disse.
Entre as melhoras recentes feitas pela prefeitura, destacam-se a construção da nova pista de caminhada, que também recebeu iluminação rebaixada, paisagismo, colocação de lixeiras, revitalização das canchas esportivas de areia, além de reforço da iluminação pública em todo o entorno do parque.