Num evento marcado por um clima de euforia, foi realizada ontem à noite, no salão nobre da prefeitura, a entrega de certificados aos 100 alunos de concluíram o curso de capacitação empresarial do Programa Bom Negócio Paraná. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Beto Preto e do diretor de mercado e relações institucionais do Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly e diretores do campus da Unespar/Apucarana, instituição de ensino que ministrou o curso.

O Bom Negócio Paraná oferece cursos de capacitação gerencial e consultorias para micro e pequenos empresários, e ainda para aqueles que pretendem abrir uma empresa. Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores o acesso a empréstimos pelo Banco do Empreendedor, do Fomento Paraná, com juros entre os mais baixos do país, de 0,51% a 1,07% ao mês.

O programa Bom Negócio Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e em Apucarana conta com da parceria da Unespar, e da prefeitura, através da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio. A entrega de certificados de ontem à noite reuniu o maior número de alunos das 8 edições do curso já ministradas no município. “Temos aqui as duas maiores turmas no Paraná neste período”, destacou o diretor de finanças da Unespar e coordenador do Programa Bom Negócio Paraná – núcleo Apucarana, Jean Marcelo de Arruda Soato.

O diretor do Fomento Paraná, Luiz Hauly, lembrou que Apucarana já capacitou mais de 1,5 mil empreendedores no curso Bom Negócio Paraná o que representa cerca de 10% do Estado. “De 2011 até agora mais de R$ 8,5 milhões em linhas de crédito subsidiadas pelo governo do Estado foram financiados pelo Fomento Paraná em Apucarana. Parabéns ao prefeito Beto Preto pela liderança responsável e arrojada, e pelo fortalecimento da Sala do Empreendedor no município”, disse Luiz Hauly.

O diretor do Fomento Paraná também fez um comparativo para destacar o crescimento dos valores das linhas de crédito liberados para Apucarana. “Em 2011 foram quase R$ 191 mil e neste ano, num levantamento somente até o mês de setembro, já somam R$ 741.989,27. Já o ano de 2015 fechou com R$ 976.419,18”, informou Hauly.

O prefeito Beto Preto destacou o empenho da administração municipal em proporcionar cursos gratuitos para população. “Temos que capacitar nossa gente cada vez mais. Em 2017, a prefeitura não vai medir esforços para elevar para 400 o número de vagas do curso Bom Negócio Paraná. Essa capacitação é uma grande oportunidade para abrir novas perspectivas e os parabenizo cada um de vocês por disponibilizarem tempo para frequentar esse curso”, disse Beto Preto.

Beto Preto ainda agradeceu a parceria da Agência de Fomento, representada pelo Luiz Hauly, e da Sala do Empreendedor. “Apucarana é a terra das oportunidades e temos que capacitar nossa gente para o futuro”, complementou Beto.

A entrega de certificados contou com a presença do secretário da Indústria e Comércio, Moacir Salve; do vice-diretor da Unespar/campus Apucarana, professor Edson Carlos Pereira, e outras autoridades municipais.