Com a meta de imunizar quase 30 mil pessoas, o prefeito Beto Preto lançou oficialmente ontem, em seu gabinete, a campanha nacional de vacina contra a gripe em Apucarana. O “Dia D” da campanha é o próximo sábado, mas ele conclama as pessoas a buscarem a imunização o quanto antes, já que são necessários 15 dias para a vacina fazer efeito.

Nos anos anteriores a vacina era destinada apenas a grupos prioritários como as gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios e os doentes crônicos. A novidade para a campanha de 2013 é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias), bem como a população carcerária. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.
“Vamos levar a vacina ao asilo e aos acamados. É importante que as equipes de saúde levantem o número de acamados para que possam também receber a imunização”, observa Beto Preto.

A vacinação contra a gripe segue até dia 26 de abril em todo país. Em Apucarana, a população pode se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina; na Central de Vacina, no Lagoão; e no Núcleo de Atenção, Testagem e Triagem de Apucarana (NATTA), na Rua Dr. Munhoz da Rocha, 1645. “Apenas os postos de saúde Julia Reczkowski (no Núcleo Habitacional Marcos Freire) Rodrigo Ioshi (Vila Apucaraninha), João Marioto (Vila Formosa) e Phelipe Weckewerth (Jardim Milani) não estão vacinando”, detalha o secretário da Saúde, Hélio Kissina. A partir de quarta-feira, a Autarquia Municipal de Saúde (antigo PAM) também vai funcionar como posto de vacinação.

“É a primeira grande etapa de vacina no nosso mandato. Nossa meta de vacinação tem que ser alcançada e vamos trabalhar com afinco para isso”, afirma Beto. No próximo sábado, o Dia da campanha, haverá um ato oficial no posto de saúde Maria do Café, no Jardim Ponto Grossa, para marcar a data. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também quer imunizar a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

Publicações Recomendadas