Com recursos financiados junto ao Governo do Estado, a Prefeitura de Apucarana vai
completar a remodelação das entradas para a cidade, através do Contorno Sul. Uma
delas, na saída para Curitiba, já foi totalmente redesenhada pela Rodonorte. E agora a
Prefeitura vai promover intervenções nas outras duas ligações. O acesso que hoje é feito
pela Rua Sussumo Shimura ganhará mais uma alternativa, com a pavimentação da
continuidade da Rua Nova Ukrânia até a rodovia. Já a Rua Cristiano Kussmaul, onde
fica o terceiro acesso, será praticamente reconstruída, até a intersecção com a Estrada do
Rio Bom.
As obras estão orçadas em R$ 4 milhões e os recursos virão do Programa Paraná
Urbano. O prefeito Beto Preto garantiu a liberação do financiamento nesta semana em
Curitiba, quando manteve audiências com os secretários Ratinho Junior, do
Desenvolvimento Urbano e Valdir Rossoni, da Casa Civil. “Serão R$ 2,7 milhões que
investiremos na Rua Cristiano Kussmaul e outros 1,2 milhão na continuidade da Rua
Nova Ukrânia, somando ainda a este valor a contrapartida do Município, que é de 5%”,
detalha Beto Preto.
Conforme argumenta o prefeito, são obras de alto custo e o município busca alternativas
para a sua execução. “Estamos conseguindo a liberação de recursos, financiados pelo
Paraná Urbano, para viabilizar estas duas ligações do Contorno Sul com a cidade”,
anuncia Beto Preto.
Ele acrescenta que a pavimentação destes trechos também beneficiará áreas industriais e
bairros densamente povoados, como o Residencial Interlagos. Nas tratativas mantidas
em Curitiba, o prefeito esteve acompanhado de seu vice, Junior da Femac, e do chefe de
gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.
ASFALTO E DRENAGEM – A continuidade da Rua Nova Ukrânia será asfaltada, a
partir das imediações da torre de uma empresa de telefonia, dando acesso ao Contorno
Sul nas proximidades da subestação da Copel. “É um trecho de 870 metros de extensão,
que hoje é uma acanhada estrada e que será pavimentado e terá 12 metros de largura”,
informa Beto Preto.
A obra completa prevê, além da pavimentação, sistema de drenagem com a colocação
de tubos de 40, 60 e 80 centímetros de diâmetro para o escoamento da água das chuvas,
além de meio-fio e acessibilidade por meio de calçadas em concreto alisado.
Já a Rua Cristiano Kussmaul será praticamente reconstruída, abrangendo um trecho de 3
quilômetros entre a Avenida Governador Roberto da Silveira até o Contorno Sul. “É um
pavimento precário feito no início da década de 90, com base de piçarra e sem sistema
de drenagem”, observa Beto Preto.
Com a remodelação, a pista terá 10 metros de largura e a pavimentação abrangerá uma
área total de 30 mil metros quadrados. Para garantir maior durabilidade ao asfalto, o
projeto prevê o reforço no sistema de drenagem, com a colocação de tubos de 40, 60 e
80 centímetros e também de um metro de diâmetro. “A água das chuvas será canalizada
para o Córrego Barra Nova e para isso a tubulação precisará ser reforçada num trecho
de cerca de 800 metros de extensão”, esclarece o engenheiro e secretário municipal de
Obras, Herivelto Moreno.