Apucarana vai ganhar ainda neste primeiro semestre, um novo parque industrial, para receber empresas de pequeno e médio porte do pólo de vestuário do Município. O primeiro passo do processo foi dado ontem, pelo prefeito Beto Preto, com a publicação no Diário Oficial dos decretos de desapropriação de quatro terrenos.

A área, de cerca de 40 mil metros quadrados, está situada no distrito do Pirapó, na margem direita da BR-369, antes do trevo de acesso, no sentido Apucarana-Maringá. O lançamento do projeto aconteceu ontem (16), quando o prefeito Beto Preto e o secretário de indústria e comércio, Laércio Beani da Costa, visitaram a área em companhia de lideranças do distrito, entre elas Francislei “Poim” de Godoi, Wilson “China” Festi e Jorge Mello. Também estiveram presentes os secretários de obras Junior da Femac e o secretário de agricultura, João da Emater.

A partir de agora, a prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, começa a preparar o terreno e subdividir em lotes. “Além de incentivar o setor de confecções de Apucarana, o novo condomínio industrial tem a finalidade de gerar empregos nesta região, atendendo a demanda de mão de obra da comunidade do Pirapó”, informa o secretário Laércio Beani da Costa, acrescentando que “o trabalho será levado para perto das pessoas do distrito”.

O secretário assinala que, com esse projeto, o prefeito Beto Preto começa a resgatar seu compromisso com a população do Pirapó, visando a geração de empregos. “Essa proposta consta no nosso plano de governo e, em menos de dois meses, já está sendo contemplada nas primeiras ações da gestão”, enalteceu Laércio Beani da Costa.

A nova área industrial deve alojar até trinta empresas e pode até ser ampliada com a negociação de mais um lote vizinho. “Nos próximos dias vamos procurar o proprietário, para tentar agregar ao parque mais um espaço de oito mil metros”, informa o secretário. Segundo ele, os terrenos serão repassados a empresários do setor do vestuário a um custo simbólico.

Ao visitar a área ontem o prefeito Beto Preto disse que, a partir de agora o distrito do Pirapó inicia uma nova fase em seu desenvolvimento. “Vamos incentivar a vinda de empresas para cá, visando gerar emprego para os trabalhadores locais; aqui já temos importantes investimentos agropecuários, incluindo o do apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho; temos o comércio em expansão e novos empreendimentos imobiliários”, comentou o prefeito, assinalando ainda que o parque industrial e o novo acesso vão valorizar o Pirapó.

(((BOX)))

Lideranças do distrito comemoram

Para o empresário e morador do distrito, Otávio Enz, a cidade só cresceu para o lado de Londrina. “Agora, felizmente, em apenas 45 dias de mandato, o prefeito Beto Preto nos dá essa boa notícia. Com certeza o novo parque industrial irá alavancar o desenvolvimento da região e criar mais empregos dentro de Pirapó”, comenta ele.

O comerciante Jorge Mello aplaude a iniciativa do prefeito Beto Preto. “Estou radicado e investindo aqui desde 1989 e acredito que esse projeto pode dar um novo rumo ao desenvolvimento do Pirapó. Com certeza será bom para os empresários, para os trabalhadores, para o comércio e para a expansão imobiliária”, avalia Mello.

Outro antigo morador local, o também comerciante Wilson Festi, o “China”, fez questão de agradecer pessoalmente o prefeito Beto Preto. Ele lembrou que o Pirapó estava esquecido há muito tempo “por gestores que só pintavam meio-fio”. De acordo com ele, o anúncio do novo parque, no segundo mês da administração, foi uma surpresa bastante positiva. “Vamos recuperar o tempo perdido, por que o distrito precisava diversificar a sua economia”, comemorou Festi.

Publicações Recomendadas