A professora e escritora Leny Fernandes Zulim, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi a convidada da segunda rodada do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur). A iniciativa, que teve início no mês passado, leva à biblioteca da praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), do Jardim América, autores da literatura brasileira para bate-papos sobre suas carreiras e obras.
Durante parte da tarde desta segunda-feira (31/07), Leny falou a uma plateia formada por adolescentes da FACHISA, entidade que desde o ano de 2002 mantém atividades associativas de defesa de direitos sociais ligadas à cultura e à arte, incluindo treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
A mediação foi feita pelo diretor Artístico e de Projetos da Promatur, Orisvaldo César dos Santos, que também é o idealizador do projeto. Leny disse que seu grande sonho é ver jovens e crianças curiosas, buscando o conhecimento, fazendo da leitura, sobretudo a literária, um instrumento para se tornarem melhores, mais reflexivos, analíticos, solidários e generosos. “Afinal, é pela educação e pelo conhecimento que nos tornamos mais humanos”, avalia Leny que, além de autora, atuou como professora nas redes públicas e privadas de ensino em Apucarana e Arapongas, e também no Ensino Superior. “Integrei a equipe de ensino do NRE de Apucarana por cerca de uma década. No Ensino Superior, fui professora de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na UNOPAR (campus de Arapongas) até 2007 quando o curso de Letras foi extinto. De 1997 a 2011 integrei o Corpo Docente da FAFIJAN desempenhando as funções de professora de Literatura Brasileira; Literatura Infanto-Juvenil não só no Curso de Letras, mas também no Curso de Pedagogia; fui ainda coordenadora do Departamento de Letras. Sou integrante da Academia de Letras, Artes e Ciências Centro-Norte do Paraná, desde a sua fundação”, relatou Leny.
No âmbito da autoria, além do livro “Literatura no Ensino Fundamental: da teoria às práticas em sala de aula (2011)”, publicou a obra “Leitura Literária: uma proposta concreta de trabalho (S/D)” e “Via Poesia (2000)”, além de inúmeros artigos em revistas científicas. “Fui organizadora de dois números temáticos da Máthesis: revista de Educação, publicação da FAFIJAN, sobre o novo romance histórico latino-americano e sobre literatura infanto-juvenil. Integrei a equipe que publicou o livro “Ometeca”, edição em língua portuguesa sobre o teatro brasileiro da St. Mary’s University, Texas, USA (Departamento de Língua Latina) 2014, posteriormente publicado em língua inglesa pela Mc. Farland & Company, Inc. Publishers, ano 2015”, destacou Leny.
Por seu último livro recebeu Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Apucarana em 2011. É detentora do prêmio Mulheres de Ouro (Cultura) – edição 2014, outorgado pela Câmara da Mulher Empreendedora de Apucarana.
A secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba Ferreira, lembrou que o projeto teve início em junho, tendo como estreante a escritora apucaranense, Lilian Marçal de Oliveira. Na ocasião, o público foi formado por alunos do Programa Bolsa Agente Cidadania, implantado em outubro de 2015 pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.

Publicações Recomendadas