Bolsistas do projeto Talento Olímpico do Paraná, da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel), e representando a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (APAE), os atletas Guilherme Uriel Fonseca, de 15 anos, e Weuller Teixeira, 19 anos, com acompanhamento da técnica Neusa Maria da Silva, participam neste sábado e domingo (22 e 23/06), em São Paulo, da Copa Brasil de Atletismo. Especialistas, eles vão competir por Apucarana nas modalidades salto em distância, nos 100 metros rasos e nos 200 metros rasos.

Considerado um evento de alto nível, é direcionado à participação de entidades e clubes que promovem o desporto para a pessoa com deficiência intelectual de todo o País. “Para ter direito a participar da Copa Brasil ambos tiveram que conquistar o índice, através de resultados em importantes competições”, explicou a técnica. Ela destaca que os dois jovens estão no atletismo a cerca de três anos. “Em 2011, o Guilherme, que é atleta Top Nacional, foi campeão sulamericano dos 100 metros rasos e do salto em distância em Bogotá, na Colômbia e, em 2012 em Natal, campeão Brasileirol. Já o Weuller, que é atleta Top Escolar, também já possui excelentes resultados no currículo”, detalhou Neusa.

Com relação às expectativas de resultados, a técnica apucaranense não discute o potencial dos meninos, mas relata ser imprevisível uma projeção, sobretudo pela copa não ser dividida por modalidade, mas ser disputada no sistema “aberto”. “Lá vão estar atletas de todas as idades”, conta. De acordo com ela, a entrega de ambos será grande, uma vez que a Copa Brasil também registra índices para ranqueamento, visando futuras competições internacionais e pedidos de Bolsa Atleta 2014.

Além da bolsa oriunda do projeto Talento Olímpico do Paraná, da Copel, Neusa agradece ao prefeito Beto Preto (PT) e à secretária de Esportes, professora Dione Gaspar, pelo apoio ao paradesporto. “Trabalho há muitos anos nesta área e jamais houve um interesse e uma abertura tão grande por parte do poder público municipal como estamos tendo agora”, revela, salientando o engajamento da diretora da APAE de Apucarana, Izabel Ortega. “Ela desenvolve sempre um trabalho sem medir esforços para atender a este e outros projetos”, finaliza Neusa.

Com a meta de reunir atletas dos diversos Estados praticantes, estimulando o intercâmbio social, a prática esportiva, a estruturação desta modalidade no país e a conscientização da sociedade sobre o potencial desportivo do portador de deficiência,a Copa Brasil é uma promoção da Associação Regional de Desportos para Deficientes Intelectuais de São Paulo (ARDEM SP), com apoio do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes Lazer e Juventude, Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais de São Paulo (ABDEM-SP), Comitê Paraolímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

Publicações Recomendadas