Depois de passar o mês de janeiro oferecendo atendimento odontológico em apenas 9 dos 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a oferta da especialidade está praticamente normalizada em Apucarana. A situação se regularizou a partir de primeiro de fevereiro, quando 19 dos 35 dentistas da Autarquia Municipal de Apucarana (AMS) retomaram seus postos.

A gestão do prefeito Beto Preto assumiu a prefeitura com mais da metade dos dentistas em férias ou usufruindo de licenças prêmio, concedidas no final da administração anterior. Para agravar o quadro, 3 postos de saúde estavam em reforma.

O diretor do Departamento de Odontologia da AMS, Luis Carlos Caramori, detalha que somente duas UBS’s ainda não estão operando totalmente na especialidade e em quatro os profissionais estarão de férias por 15 dias após o Carnaval. Nestes casos, a população deve procurar atendimento nas unidades mais próximas. “A partir de primeiro de março, todas as atividades do setor odontológico estarão normalizadas, cumprindo o compromisso de campanha do prefeito Beto Preto”, assegura.

Caramori adianta que há previsão de se ampliar o atendimento noturno de odontologia. No momento, esse serviço é oferecido apenas no posto de saúde Marcos Mascaro, no Núcleo Parigot de Souza, mas proposta é estender para as UBS’s Maria do Café, do Jardim Ponta Grossa, e a Raul Castilho, do Núcleo João Paulo.

“Fizemos uma redistribuição de profissionais visando manter o mínimo necessário para o atendimento emergencial. Hoje, o serviço odontológico está satisfatório e a população pode voltara buscar o atendimento”, avalia Caramori. Segundo ele, em breve a AMS vai convocar dentistas e auxiliares aprovados no concurso do ano passado.

A saúde de Apucarana dispõe de 25 postos de atendimento odontológico, dos quais 6 têm capacidade para dois dentistas; mais 5 postos de apoio; e 1 centro de especialidade. Já o quadro de profissionais é composto por 35 dentistas, 30 auxiliares e 7 técnicos em saúde bucal.

Publicações Recomendadas