A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana divulgou nesta terça-feira (04/06) a programação das pré-conferências visando a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Agendada para o dia 5 de julho, em local ainda a ser confirmado, destaque para a palestra magna com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, que será ministrada por Telma Maranho, Diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “As Conferências de Assistência Social são espaços de debate coletivo que oportunizam a participação social, uma vez que reúne diferentes organizações da sociedade civil, representantes dos usuários, trabalhadores e das entidades, bem como o segmento governamental da área”, destaca o prefeito Beto Preto (PT).
Até o dia da conferência, contudo, a prefeitura realiza cinco pré-conferências. A primeira já aconteceu, no dia 24 de maio, com a participação a equipe técnica da rede de serviço sócio assistencial, governamental e não governamental. “Teremos nesta quarta (hoje), a segunda pré-conferência. Os trabalhos serão do CRAS 1 e as atividades vão ser realizadas a partir das 13h30, na Igreja Cristo Rei (antiga Igreja do Pe. Dé), no Jardim Diamantina”, informa Márcia Regina de Souza, secretária Municipal da Assistência Social.
A terceira pré-conferência será organizada pelo CRAS 2, no dia 12 de junho, às 13h30, no Clube da Sabedoria. A quarta, dia 19 de junho, às 13h30, na Escola Municipal José de Alencar, no Distrito de Vila Reis, com organização do CRAS 3. Já a quinta pré-conferência, com trabalhos do CRAS 4, está agendada para o dia 26 de junho, às 13h30, no Salão Paroquial da Igreja São Benedito, na Vila Regina. “Esta programação têm a finalidade de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, explica a secretária. Ela destaca a importância da participação da população tanto nas pré-conferências, como na Conferência. “Tratam-se de momentos únicos, onde todos podem dar sugestões e opiniões a respeito das políticas públicas para a assistência social. Nossas ações estão voltadas em fazer com que a comunidade participe, conheça as propostas e de sugestões com relação às políticas da assistência social no município”, conclui Márcia.
Além da palestra magna, a conferência do dia 5 de julho vai ter em sua programação leitura e aprovação do regimento interno; referendamento dos membros da sociedade civil; apresentação da nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social; trabalhos em grupo; plenária; discussão e aprovação de propostas; escolha de delegados e suplentes para a conferência regional e escolha de delegados para a conferência estadual.
Outras informações na Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo 3425-1511.