A Autarquia de Educação de Apucarana apresentou, na manhã de hoje (12/07), no salão nobre da prefeitura, os novos livros didáticos que serão implantados na Educação Infantil municipal, a partir desse segundo semestre letivo. Ao todo, a AME investiu 240 mil reais, com recursos próprios, na compra da coleção Prosinha, da editora Saraiva, que vai beneficiar mais de três mil crianças na faixa etária dos três aos cinco anos.
A coleção, que foi escolhida por estar em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e por apresentar os conteúdos sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica adotada pela AME, é dividida em três níveis, de acordo com a série a que se destina: jardim, pré I e pré II. Além do livro para os alunos, os professores também receberão um kit de materiais para enriquecer suas aulas, contendo livros, um CD de áudio com as canções trabalhadas na coleção, cartazes de datas comemorativas, card com imagens de plantas e animais e um alfabeto móvel.
A editora Saraiva, representada no encontro de hoje por sua assessora pedagógica, Márcia Beatriz Amplatz, repassou aos docentes, diretores e coordenadores da educação infantil municipal as principais orientações para a implantação do material. Até o final do ano novas capacitações como esta serão oferecidas, pois a formação continuada dos profissionais para o uso da obra é parte do pacote contratado pela AME junto à editora.
Com a implantação da coleção Prosinha, a Autarquia de Educação pretende unificar o ensino pré-escolar em todas as unidades de ensino de sua rede. “Como até hoje as nossas escolas e CMEIs não possuíam um livro didático padrão para a educação infantil, cada professor costumava eleger a obra de sua preferência para nortear o trabalho em sala de aula. Por conta disso, muitos alunos que se transferiam de um estabelecimento para outro dentro do município enfrentavam dificuldades para se adaptar às diversas metodologias”, explica a diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva.
O prefeito Beto Preto (PT) garantiu às professoras presentes na manhã de hoje que a pasta da Educação é uma das prioridades em sua agenda. “Nós temos trabalhado arduamente para formar cidadãos cada vez melhores para a nossa cidade, pois temos a certeza de que as crianças que hoje estão recebendo esse material vão no futuro retribuir o investimento através de seu empenho para tornar nosso município ainda mais próspero”, disse.
Além dos novos livros didáticos para Educação Infantil, a Autarquia de Educação ainda alcançou outras importantes conquistas nos últimos dias. As mais significativas são a aquisição, através de permuta, de terreno para a construção de uma escola e um CMEI no Jardim Interlagos, o que era uma reivindicação antiga da população, e a execução de obras de reforma nas Escolas Fábio Henrique e Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira.
Volta às aulas – Na próxima segunda-feira (14/07), as 36 escolas da rede municipal de ensino dão início ao segundo semestre letivo de 2014. Os CMEIs, por sua vez, já retornaram às atividades normais na última quinta-feira (10/07). Ao todo, são cerca de 10.600 alunos voltando às aulas.