Os apucaranenses poderão conhecer melhor a arte do graffiti, bem como uma série de expressões artísticas e culturais ligadas ao Hip Hop. A oportunidade virá com o 3º Encontro Nacional de Graffiti Wall of Street, que acontecerá em Apucarana nos dias 16, 17 e 18 de agosto. As atividades serão desenvolvidas a céu aberto, no entorno do Colégio Estadual Nilo Cairo, visando garantir uma proximidade maior entre os artistas e o público.
Detalhes do evento foram definidos nesta semana durante reunião entre o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, com o idealizador da iniciativa, o grafiteiro apucaranense Márcio Luchtenberg (Marcio Zion). Também participaram do encontro a professora Maria Agar, que comanda a Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) e o grafiteiro Guilherme Lopes, além de Maria Luiza Samuelsson, diretora auxiliar do Colégio Nilo Cairo, que esteve acompanhada da professora Francielli Leuche.
O prefeito de Apucarana afirma que o Município apoiará a realização do evento, através da Promatur. “É uma atividade que faz parte da cultura popular urbana, sendo uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor essa expressão cultural e de interagir com os artistas”, frisa Junior da Femac, acrescentando que a Prefeitura vai contribuir com alimentação, aquisição de sprays, som, palco, interdição de ruas pela Guarda Municipal e presença de equipe de saúde.
De acordo com a professora Maria Agar, secretária da Promatur, a intenção é criar eventos em Apucarana que tenham sequência e se consolidem como uma marca da cidade. “Já temos o exemplo do Festival de Música Mensagem, o Femudap, que tem uma repercussão nacional e atrai artistas de várias partes do País. Acreditamos que o Encontro Nacional de Graffiti, que já está na sua terceira edição, também tem esse potencial”, avalia Maria Agar.
O evento acontecerá no entorno do Colégio Estadual Nilo Cairo. Além da construção de obras de arte céu aberto (graffiti), haverá apresentações de dança de rua conhecidas como break, músicas ao vivo com a presença de MC´s e DJS. “A ideia é aglutinar todos os elementos que compõem a chamada cultura de rua: o Hip Hop”, afirma o grafiteiro Márcio Zion.
O ponto alto do evento será a confecção de um painel no muro lateral do colégio, arte denominada wall of street (muro da ruas). “Vamos trazer pessoas de renome, de várias partes do País, com qualidade de trabalho para criar o painel. O objetivo, com a realização do evento a céu aberto, é ter essa proximidade com o público e incentivar quem está começando a pintar”, salienta Márcio Zion. Além de artistas paranaenses, serão convidados grafiteiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minais Gerais e Amazonas.