Apucarana vai receber uma das primeiras unidades da Delegacia Cidadã, que integra o Programa Paraná Seguro, criado pelo governador Beto Richa. Uma área de cerca de 5 mil metros está sendo disponibilizada pelo Município, por determinação do prefeito Beto Preto.
Os terrenos oferecidos já foram vistoriados ontem (8) pelo delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial, Valdir Abraão, e o engenheiro Helder Passos, da Divisão de Infraestrutura e Logística da Polícia Civil, acompanhados do secretário de governo, Petrônio Cardoso.
Segundo o engenheiro, de posse do terreno o Estado pode licitar os projetos específicos da área, adequados à legislação local. “Na sequencia, já é possível licitar também a obra, que deve ser iniciada no segundo semestre”, avaliou Helder Passos.
O prédio de 1.600 metros quadrados, em três pavimentos, está orçado em R$ 4,7 milhões. “Essa nova estrutura irá viabilizar, gradativamente, o aumento do efetivo de pessoal da 17ª SDP, com a vinda de mais inveigadores e escrivães”, destacou Beto Preto.
O delegado Valdir Abraão disse que a estrutura das novas delegacias estão sendo padronizadas, possibilitando um melhor atendimento ao público. “O prédio não terá carceragem, apenas salas de espera para elaboração de flagrantes”, revelou.
Entre os investimentos, R$ 45 milhões estão previstos para construção de 22 delegacias cidadãs, que funcionam em novo conceito no atendimento ao público, com espaços para separar agressores das vítimas. “As delegacias cidadãs atenderão melhor às demandas da sociedade e também beneficiarão os policiais civis, que terão um local melhor para trabalhar e receber a população”, afirma o delegado titular da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil, Valmir Soccio.