Para cada mil crianças nascidas vivas em Apucarana em 2016, o coeficiente foi de 8,61 óbitos em menores de um ano de idade. É o menor índice entre os 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. Uma série de fatores contribui para este número, começando pela assistência à gestante, desde a primeira consulta até o pós-parto, além do acompanhamento multiprofissional, com atenção às questões alimentares, psicológicas, fisioterápicas, tanto na Casa da Gestante como nas unidades de saúde.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, disse que “o resultado de 2016, mesmo que ainda preliminar, é a demonstração do empenho de todos os profissionais em prestar um atendimento qualificado à futura mãe, desde a primeira consulta e no decorrer da gestação, até o parto”. Para Kaneta, também a atenção dada ao bebê é fator positivo para a redução na mortalidade infantil. “Não é apenas a mãe que é assistida de forma adequada, mas também a criança recebe uma atenção especial, para que tenha um desenvolvimento tranquilo”, completa o diretor presidente.

Para o médico Luiz Antonio Vilela, que realiza o atendimento de gestantes de baixo risco na UBS “Valdecir de Paula”, no Jardim das Flores, este “significativo resultado está diretamente ligado ao tratamento que a gestante recebe no pré-natal e no puerperal, além da atenção dada ao recém-nascido”. Vilela também condiciona os números a instituição do Protocolo de Atendimento à Gestante, uma iniciativa da residência multiprofissional em enfermagem obstetrícia. “A proposta foi imediatamente aceita pelos profissionais que atuam no atendimento às gestantes e hoje as diretrizes do Protocolo são seguidas em toda a atenção básica”, salienta o médico.

NÚMEROS – Na área de abrangência da 16ª Regional de Saúde, foram registrados 3.618 nascimentos em 2016, com o coeficiente de mortalidade alcançando 11,33. Em Apucarana, nasceram 1.278 e coeficiente de 8,61. Em 2013, a taxa foi de 9,95 em Apucarana; ficando em 11,10 em 2014 e 12,80 em 2015.