A iluminação com a tecnologia LED está chegando aos distritos de Pirapó e Vila Reis, além da Avenida Rio das Cinzas no Núcleo João Paulo. Os trabalhos foram retomados nesta terça-feira (17) pela a empresa contratada pela Prefeitura de Apucarana. O investimento nos dois distritos e no “João Paulo” são de aproximadamente R$ 700 mil.
O engenheiro eletricista Lafayete Luz, responsável pelo programa de modernização da iluminação pública realizado pela Prefeitura de Apucarana, lembra que em outubro do ano passado os trabalhos foram interrompidos. “Naquele momento, a empresa que executava os serviços ficou sem os materiais e luminárias de LED que são importados. Agora as obras podem ser retomadas com o recebimento de todos os componentes necessários”, informa o engenheiro.
O prefeito Junior da Femac explica que sistemas de iluminação ultrapassados e ineficientes, com luminárias de vapor de sódio, estão sendo substituídos por LED. “Essa tecnologia permite melhor luminosidade, com um menor custo de consumo de energia, além de garantir mais segurança às famílias e melhores condições para atividades de lazer e de desenvolvimento em geral”, avalia Junior da Femac.
Segundo ele, no Pirapó estão sendo retiradas luminárias de vapor de sódio de 70W e, ao mesmo tempo, são instalados 400 pontos de luminárias de LED, com 120W de potência. “De imediato a eficiência da iluminação será sentida por toda a população local”, assinala.
Na Vila Reis, no total são 437 pontos com luminárias de LED, também com 120W de potência. E, na Avenida Rio das Cinzas, no João Paulo, que era a última a ser atendida, são 56 luminárias de LED.
Em 2022, a prefeitura substituiu cerca de 2.000 pontos de luminárias de vapor de sódio por tecnologia LED. Já foram atendidos os núcleos Adriano Correia e Castelo Branco, além de toda a “Barra Funda”.