A partir desta segunda-feira (07/11), famílias com renda mensal de até R$1,8 mil, e que se enquadram nos critérios da faixa “1” do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, podem realizar inscrição junto à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana. O cadastramento vai estar aberto apenas até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Social Urbano, localizado na Rua João Matiuzi, 279 – Parque Bela Vista.

Em meados deste ano, devido a mudanças nas regras do Programa Minha Casa Minha Vida definidas pelo Governo Federal, a Secretaria Municipal de Assistência Social já havia realizado um recadastramento local. Além da atualização das famílias que já estavam inscritas, a ação também se tornou uma oportunidade para novas inscrições. Ao todo, 3.573 famílias realizaram a inscrição entre os meses de julho e agosto. “Reiteramos que essas famílias que procuraram o Lagoão, local onde foram feitas as inscrições em meados deste ano, não precisam fazer a inscrição novamente”, reforçaValderi Neres, coordenador de Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A retomada das inscrições segue orientação do Ministério das Cidades. “Além de estar, necessariamente, com o Cadastro Único (CadÚnico) devidamente atualizado, para estar habilitada junto ao processo de seleção e efetivar o cadastramento a pessoa deverá comparecer ao Centro Social Urbano portando fotocópia de uma série de documentos”, explica Valderi Neres.

Os documentos necessários para quem ainda não fez a inscrição são certidões de Estado Civil: Casado – Certidão de Casamento; Solteiro – Certidão de Nascimento; Viúvo – Certidão de Óbito; Separado ou Divorciado – Averbação ou Separação Judicial; União Estável – Todos os documentos pessoais do companheiro. “Além de RG, CPF e título de eleitor de todos os integrantes que moram na casa e certidão de nascimento de todos os filhos que moram na casa. Para aqueles que estiverem estudando, é necessário estar informando sobre o nome completo da escola e a série que frequenta”, relaciona Neres.

Outras fotocópias a serem apresentadas no ato da inscrição são da conta de energia elétrica (última); comprovante de renda (no caso de autônomo, ter em mãos a declaração de autônomo) e carteira de trabalho, mesmo que não possua registros. “A pessoa também deve apresentar fotocópia do espelho do Cadastro Único”, conclui o coordenador Municipal, lembrando que na faixa “1” do programa federal de moradia popular atualmente há em construção 520 unidades do Residencial Fariz Gebrim e 500 unidades do Residencial Solo Sagrado.Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3424-8184 ou diretamente no Centro Social Urbano do Parque Bela Vista.