Apucarana retoma a vacinação contra a Covid-19 amanhã (23) dando continuidade a imunização dos idosos de 75,76 e 77 anos e aos profissionais de saúde de 45 a 49 anos. De acordo com o prefeito Junior da Femac, a vacinação destes dois públicos prioritários será realizada nesta terça-feira e quarta-feira pelo sistema drive-thru no estacionamento do Ginásio Lagoão, no horário de 9 horas às 17 horas.
“O helicóptero da Polícia Militar que pousou hoje à tarde no gramado do Ginásio Lagoão trouxe para Apucarana 4.810 doses da vacina”, informa Junior da Femac. Com essa quantia, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) já definiu o cronograma de vacinação dos demais dias desta semana, seguindo assim a nova estratégia do Ministério da Saúde, que recomendou utilizar toda remessa imunizando a população pela primeira dose.
A partir de quinta-feira (25) a imunização, além do drive-thru no Lagoão, será ampliada para mais quatro pontos de vacinação. São as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; Pedro Barreto, e no distrito da Vila Reis.
Outra estratégia adotada pela AMS é limitar a faixa etária diária. Na quinta-feira (25) serão vacinadas pessoas de 74 anos; na sexta-feira (26), as de 73 anos; no sábado, as de 72 anos.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, informa que os idosos de 75 a 77 anos devem apresentar cartão do SUS ou CPF e um documento com foto. Já os profissionais de saúde, além desses documentos, será necessário levar a carteira ativa do conselho de classe a que pertence ou a carteira de trabalho juntamente com o holerite.